TRF1 determinou a distribuição dos livros imediata em Ariquemes (RO), sem qualquer alteração no conteúdo. Caso descumpra, multa será de R$ 1 mil por dia

O Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) ordenou, nesta semana, que o prefeito Thiago Flores (PMDB) faça a distribuição dos livros didáticos com união gay que foram proibidos e retirados das escolas de Ariquemes (RO). O material, conforme a decisão, precisa ser imediatamente entregue aos estudantes de ensino fundamental sem qualquer alteração no conteúdo.

Procurada pelo G1, a prefeitura de Ariquemes e o prefeito Thiago Flores preferiram não comentar a nova decisão. A proibição dos livros escolares com imagens de casamento gay e diversidade familiar tinha sido feita no começo do ano, após uma reunião com vereadores. O caso chegou a ser arquivado pela Justiça Federal, mas esta nova decisão do TRF suspende o arquivamento do caso.
Para o MPF-RO, os livros foram legitimamente confeccionados e passaram por rigorosos processos de escolha por profissionais do MEC e pela comunidade escolar para que os materiais fossem adquiridos pela União, através do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), executado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
Na decisão, a juíza federal Maria Lúcia Gomes de Souza acatou o pedido liminar proposto pelo MPF-RO e determinou que o prefeito e as autoridades competentes de Ariquemes distribuam, imediatamente, os livros didáticos, que não foram entregues até então aos alunos, sem qualquer alteração do conteúdo.

Com informações do G1
Junte-se à nossa comunidade
Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais, eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.
You must log in to post a comment.