GAY BLOG BR by SCRUFF

No dia 25 de outubro, domingo, às 14h, será realizada a 1ª Parada Virtual do Orgulho LGBT de Vinhedo, vindo para respeitar as normas de isolamento social devido a pandemia do coronavírus. O evento conta com o apoio da Associação da Parada do Orgulho LGBT de  Vinhedo – Bianca Niero e o apoio do programa +Orgulho. Você pode assistir através das plataformas de plataformas como YouTubeFacebook e o site do Cultura em Casa.

O +Orgulho é um programa criado pelo Museu da Diversidade Sexual (MDS) via Amigxs da Arte, organização Social de Cultura responsável pela gestão do Museu através do Programa de Apoio à Cultura LGBTQIA+, órgão da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.

A 1ª Parada Virtual do Orgulho LGBT de Vinhedo será apresentada por Dafiny Mullers e Alexandrite Moonsuan. Participam também as Drag Queens Thalita Petrovanni, Stefanni Gardeni e Joyce Meirelles, além das cantoras Drag Queens Luiz Kingsman e Jasmyne, do cantor Viktor Huggo e da cantora Luciana Cândido. O encerramento será com discotecagem do DJ Cris Negrini.

“A Parada Virtual é um novo cenário que encontramos em 2020 para obedecer à recomendação dos órgãos públicos e respeitar as famílias enlutadas para as quais levaremos nossa constante luta pelas pautas LGBTs. Ainda que de modo virtual, queremos causar o mesmo impacto social na sociedade para chamar atenção dos governantes em relação às pautas que defendemos”, diz Guilherme Looy, Diretor Presidente da Associação da Parada do Orgulho LGBT de Vinhedo – Bianca Niero.

Vinhedo realiza a 1ª Parada Virtual com apoio do programa +Orgulho
Reprodução

Desde março o +Orgulho viabilizou a mostra digital Queerentena – com artistas de diversos estados, uma exposição de artes pela plataforma Google Arts & Culture, a celebração da Parada LGBTQIA+ paulistana e uma programação especial em agosto, mês da Visibilidade Lésbica. A ação das Paradas virtuais é fruto de uma parceria entre o Museu da Diversidade Sexual e o #CulturaEmCasa, plataforma de streaming de vídeos que reúne de forma gratuita o que há de melhor na programação cultural produzida por artistas e profissionais do setor.

O objetivo do programa é selecionar e apoiar projetos de Paradas do Orgulho da população LGBTQIA+ no interior e litoral do Estado de São Paulo. As atividades culturais e ações de visibilidade têm como base a promoção dos direitos humanos, o combate à discriminação e a visibilidade da população LGBTQIA+.

Além da celebração do orgulho de viver a diversidade e incentivar uma cultura de paz e convivência, o projeto também gera um impacto direto nas cidades contempladas ao fomentar o turismo e movimentar o calendário de atividades culturais, educativas e de lazer referente às Paradas.

O programa foi criado em 2017 e contemplou 10 municípios na sua primeira edição, doze na segunda e na terceira (2018 e 2019) e 25 no ano de 2020. Como forma de adaptação às modificações causadas pela pandemia da coronavírus, as cidades contempladas realizarão uma ampla coleta de testemunhos através do programa Memórias da Diversidade Sexual.

A seleção de cidades foi operada por uma comissão composta por integrantes de diversas secretarias do Governo do Estado e representantes da sociedade civil. Os quesitos para a escolha incluíram qualidade do projeto, localização geográfica, dados de sobre LGBTfobia no município, entre outros.

Serviço
Parada LGBTQIA+ de Vinhedo
25 de outubro, domingo, às 14h.
Transmissão: #CulturaEmCasa, Facebook e YouTube

Junte-se à nossa comunidade

O app SCRUFF possui mais de 15 milhões de usuários no mundo todo. Seja Embaixador SCRUFF Venture para ajudar os LGBTs que estão visitando sua cidade. Tenha uma agenda atualizada das melhores festas, paradas, festivais e eventos. Baixe o app SCRUFF diretamente deste link.

Jornalista formado pela PUC do Rio de Janeiro, dedicou sua vida a falar sobre cultura nerd/geek. Gay desde que se entende por gente, sempre teve desejo de trabalhar com o público LGBT+ e crê que a informação é a a melhor arma contra qualquer tipo de "fobia"