Lideranças que participaram do 4º Encontro Brasileiro de Organizações de Paradas LGBT, em junho deste, integrando a programação da 27ª Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo, assinaram uma carta conjunta aos três níveis de governo (União, Estados e Municípios) propondo amplo, democrático e efetivo diálogo em prol do reconhecimento e fortalecimento dessas manifestações, os maiores atos de direitos humanos e dos movimentos sociais brasileiros. Assinam a carta, mais de 150 grupos, associações e coletivos.

A Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo é uma das maiores do mundo. No Brasil, 275 marchas foram realizadas em 2022, sendo o segundo do globo em número desses atos. Neste ano, em que são celebrados os 28 anos de história das marchas arco-íris no Brasil, iniciada em 1995 com a Parada da Cidade do Rio de Janeiro, o País possui diversos marcos que demonstram a força popular dessas manifestações e a necessidade de permanecer nas ruas para reivindicar direitos, cobrar políticas públicas e enfrentar a discriminação que ainda é realidade na vida de milhões de LGBT+ no Brasil.
Além da bandeira de diversidade de identidade de gênero e orientação sexual, as lideranças reforçam a defesa de valores como o enfrentamento ao racismo, sexismo, capacitismo, etarismo, misoginia, machismo, xenofobia e elitismo. As paradas, como manifestações culturais LGBT+, são forma de pertencimento social e, por tal historicidade, também há a requisição de que as marchas do orgulho sejam oficializadas como patrimônio cultural imaterial.
As forças das paradas são compostas fundamentalmente por suas múltiplas dimensões, sendo espaços valorosos de expressão da cultura LGBT+, de promoção da saúde, de educação em direitos humanos, de fomento da economia solidária e criativa, de informação sobre sustentabilidade ambiental, estímulo à empregabilidade e empreendedorismo, de prevenção à violência, prática de esportes, de fortalecimento da rede de proteção social, acesso aos direitos, de concretização da liberdade de expressão e manifestação, direito este que frequentemente é atacado em algumas cidades.
Junte-se à nossa comunidade
Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais, eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.