GAY BLOG BR by SCRUFF

Na última terça-feira, 12, o advogado William Callegaro (30) lançou, em São Paulo, sua pré-candidatura a deputado federal pelo PSB. Ativista de direitos humanos e secretário estadual do segmento LGBT Socialista de São Paulo, William se identifica como gay e conta estar em busca da renovação da política no Brasil a partir das causas progressistas e propostas que buscam contribuir com a inclusão da diversidade.

“A minha luta começa de um incômodo. Sempre busquei uma pessoa que realmente me representasse no Congresso, mas tive muitas dificuldades em encontrá-las. Ter uma pessoa que olhasse para o que eu vivi e soubesse as dificuldades de como é ser um homem gay, que se reprimiu por não se sentir seguro, assim como várias pessoas da comunidade no país. Quero fazer diferente e, para isso, preciso agir”, disse William Callegaro, um dos 150 líderes de 2022 do RenovaBr.

William Callegaro lança pré-candidatura pelo PSB a deputado federal em SP
William Callegaro lança pré-candidatura pelo PSB a deputado federal em SP – Divulgação

O evento teve o apoio do ex-governador de São Paulo, Márcio França (PSB-SP), do deputado estadual Caio França (PSB-SP), do ex-coordenador de políticas para a diversidade sexual do Estado de São Paulo Marcelo Gallego e do presidente do CONDEPE (Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana em São Paulo) Dimitri Salles.

“Somos milhões, mas ainda não estamos no Congresso Nacional e sequer estamos na lei brasileira”

Para William, lutar pelos direitos da população LGBTQIA+ será sua “causa motriz” no Congresso. O pré-candidato conta ter como foco propostas específicas para a população trans do país, grupo o qual avalia estar mais marginalizado e vulnerável na sociedade. Callegaro defende uma política de cotas para transexuais – inclusive para o acesso ao fundo eleitoral; celas específicas em presídios e o devido atendimento e tratamento de saúde no SUS.

“Não existe a possibilidade da causa LGBT+ não ser minha principal bandeira, uma vez que os direitos conquistados por essa comunidade me permitem ser quem sou hoje, viver e existir”, conta. “Somente aos 23 anos permiti me envolver afetivamente com uma pessoa, porque eu tinha medo de ser quem eu era. Não me ensinaram na escola que eu era normal, também não orientaram isso para os meus pais. Não quero que mais ninguém passe por isso. Os LGBTs representam em média 10% da população do nosso país. Somos milhões, mas ainda não estamos, de verdade, no Congresso Nacional. Nem sequer estamos na lei brasileira”, ressalta.

Em seu currículo, William assinala que já atuou no Tribunal Regional da 4ª Região, na Justiça Federal do Rio Grande do Sul e no Ministério Público Federal, nas áreas civil, empresarial, trabalhista e do consumidor.

Advogado e ativista LGBT+ William Callegaro lança pré-candidatura pelo PSB a deputado federal em SP
William Callegaro – Reprodução



Junte-se à nossa comunidade

Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.