GAY BLOG BR by SCRUFF

A Alemanha nomeou o político verde Sven Lehmann como encarregado para assuntos queer no país. Desse modo, a aliança governamental alemã pretende emitir um sinal pela diversidade sexual e contra a discriminação LGBTQIA+. As informações são do portal G1.

“O recém-criado Escritório do Encarregado para Assuntos Queer mostra quão importante é para o governo federal a aceitação da diversidade. […] A Alemanha deverá ser pioneira na luta contra a discriminação, e é preciso finalmente fazer valer os direitos fundamentais de trans, intersexuais e não binário/as, integralmente”, declarou Lehmann após receber o título.

Sven Lehmann (Foto: Reprodução)

Já o contrato de aliança política do novo governo formado por social-democratas, verdes e liberais, diz: “Para combater a fobia queer, elaboramos um Plano de Ação Nacional pela Aceitação e Proteção da Diversidade Sexual e de Gênero transministerial, e o implementaremos com os devidos meios financeiros”.

Desde 2017 Lehmann, de 42 anos, integra o parlamento alemão. Em 2021 ele conquistou um mandato direto em Colônia, um dos centros da cena LGBTQIA+ na Alemanha.  Durante três anos o deputado verde foi porta-voz da bancada parlamentar Aliança 90/Os Verdes para política queer e social.

Henny Engels, da presidência da Associação de Lésbicas e Gays da Alemanha (LSVD) disse que  a nova agência encarregada de elaborar planos para a comunidade LGBTQIA+ é “mais um importante sinal para o avanço na política queer prometido pelo governo”.

Parada do Orgulho Gay em Berlim (Foto: Reprodução)

Ela ainda frisou a urgência de Lehmann “se empenhar para que LGBTI+ sejam expressamente contempladas/os no programa de acolhimento para o Afeganistão, recém-apresentado pela ministra do Exterior, Annabella Baerbock”.

A Sociedade Alemã de Transidentidade e Intersexualidade (DGTI) saudou a nomeação de Lehmann como primeiro encarregado queer de um governo federal alemão e disse que as mudanças iniciadas nesse segmento da sociedade “agora poderão ser levados a cabo favoravelmente”.

Desde 2018, a Alemanha é um dos poucos países no mundo que, ao lado dos gêneros “masculino” e “feminino”, reconhece oficialmente o gênero “diverso”.

Junte-se à nossa comunidade

Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.

Jornalista gaúcho formado na Universidade Franciscana (UFN) e Especialista em Estudos de Gênero pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)