GAY BLOG BR by SCRUFF

This article is also available in: English Español

A Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) está recrutando voluntários para testar se a vacina contra o papilomavírus humano (HPV) diminui a incidência de câncer de cabeça e pescoço. Esses tipos de câncer desenvolvem-se a partir de infecções orais, causadas pelo HPV, e adquiridas no sexo oral sem camisinha.

O HPV é transmitido pelo contato de pele com pele. A maioria dos tipos – são mais de 200 – desaparece pela ação autoimune do corpo. Se isso não acontecer, podem surgir verrugas (condilomas) no pênis e na vagina, por exemplo, e até tumores cancerosos. Para casos mais comuns já existem vacinas, mas não para prevenção de cânceres de pescoço e cabeça.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o Brasil registra cerca de 41 mil novos casos de câncer de cabeça e pescoço a cada ano. Antigamente, a doença estava mais relacionada ao hábito de fumar e beber e era mais comuns entre idosos. Porém, nos últimos anos, esses tipos de câncer têm acometido mais os jovens, que se expõem, com maior frequência, a comportamentos de risco, como o sexo oral desprotegido e a relação sexual com múltiplos parceiros, de acordo com a Associação de Câncer de Boca e Garganta (ACBG).

Teste da vacina

A vacina em teste pelo Centro de Pesquisas Clínicas Unidade II, da Faculdade de Medicina da USP, tem aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Deverão participar 6 mil voluntários, todos homens cisgêneros (mais afetados pela doença), que serão acompanhados por 42 meses, segundo texto do médico infectologista e pesquisador da prevenção de doenças sexualmente transmissíveis Rico Vasconcelos, no UOL.

Teste vai dizer se vacina de HPV diminui incidência de câncer de pescoço e cabeça/ Divulgação

Para receber as três doses da vacina ou do placebo, o voluntário deve ter entre 20 e 45 anos, estar saudável, ter tido pelo menos um parceiro sexual na vida, não ter recebido vacina para HPV, e não ter histórico de lesão anal relacionada a HPV e nem câncer de cabeça ou de pescoço relacionada ao HPV.

Como participar

Uma pré-triagem dos voluntários é feita pelo e-mail pec.agendamentos@gmail.com. Informações são repassadas também pelo WhatsApp de número (11) 93278-6719.

Divulgação

 

This article is also available in: English Español

Junte-se à nossa comunidade

Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.

Jornalista pela Universidade Federal de MS, foi repórter de economia e hoje, além de colaborar para o Gay Blog Br, é servidor público em Joinville (SC). Escreveu ''A Supremacia do Abandono'', livro disponível em amazon.com.br.