This article is also available in: Español

GAY BLOG BR by SCRUFF

A Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) está recrutando voluntários para testar se a vacina contra o papilomavírus humano (HPV) diminui a incidência de câncer de cabeça e pescoço. Esses tipos de câncer desenvolvem-se a partir de infecções orais, causadas pelo HPV, e adquiridas no sexo oral sem camisinha.

O HPV é transmitido pelo contato de pele com pele. A maioria dos tipos – são mais de 200 – desaparece pela ação autoimune do corpo. Se isso não acontecer, podem surgir verrugas (condilomas) no pênis e na vagina, por exemplo, e até tumores cancerosos. Para casos mais comuns já existem vacinas, mas não para prevenção de cânceres de pescoço e cabeça.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o Brasil registra cerca de 41 mil novos casos de câncer de cabeça e pescoço a cada ano. Antigamente, a doença estava mais relacionada ao hábito de fumar e beber e era mais comuns entre idosos. Porém, nos últimos anos, esses tipos de câncer têm acometido mais os jovens, que se expõem, com maior frequência, a comportamentos de risco, como o sexo oral desprotegido e a relação sexual com múltiplos parceiros, de acordo com a Associação de Câncer de Boca e Garganta (ACBG).

Teste da vacina

A vacina em teste pelo Centro de Pesquisas Clínicas Unidade II, da Faculdade de Medicina da USP, tem aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Deverão participar 6 mil voluntários, todos homens cisgêneros (mais afetados pela doença), que serão acompanhados por 42 meses, segundo texto do médico infectologista e pesquisador da prevenção de doenças sexualmente transmissíveis Rico Vasconcelos, no UOL.

Teste vai dizer se vacina de HPV diminui incidência de câncer de pescoço e cabeça/ Divulgação

Para receber as três doses da vacina ou do placebo, o voluntário deve ter entre 20 e 45 anos, estar saudável, ter tido pelo menos um parceiro sexual na vida, não ter recebido vacina para HPV, e não ter histórico de lesão anal relacionada a HPV e nem câncer de cabeça ou de pescoço relacionada ao HPV.

Como participar

Uma pré-triagem dos voluntários é feita pelo e-mail pec.agendamentos@gmail.com. Informações são repassadas também pelo WhatsApp de número (11) 93278-6719.

Divulgação

 

This article is also available in: Español

Junte-se à nossa comunidade

O app SCRUFF está disponibilizando gratuitamente a assinatura PRO no Brasil, com todas as funcionalidades premium. Seja Embaixador SCRUFF Venture para ajudar os gays que estão visitando sua cidade. Tenha uma agenda atualizada das melhores festas, paradas, festivais e eventos. São mais de 15 milhões de usuários no mundo todo; baixe o app SCRUFF diretamente deste link.

Jornalista pela Universidade Federal de MS, foi repórter de economia e hoje, além de colaborar para o Gay Blog, é servidor público em Joinville (SC). Escreveu ''A Supremacia do Abandono'', livro disponível em amazon.com.br.