O programa USP Diversidade da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU), em parceria com o Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (UNAIDS) da ONU e o Centro de Referência de Treinamento DST / AIDS – SP (CRT – DST/AIDS) da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo – SES-SP, oferecem gratuitamente o curso USP Diversidade e Capacitação para Testes Rápidos para Diagnóstico HIV, sífilis e hepatites virais para alunos e profissionais da área de saúde.

GAY BLOG BR by SCRUFF

Nos dias 8 e 9 de agosto (quinta e sexta feira), das 9h às 18h, será realizado em São Paulo, no Instituto de Saúde (Rua Santo Antônio 590 – térreo). Ribeirão Preto recebe a atividade nos dias 19 e 20 de setembro, e Bauru em 24 e 25 de outubro. São disponibilizadas 20 vagas para cada turma, com inscrições feitas presencialmente no local de cada palestra, 30 minutos antes. 

Testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites virais são tema de curso de capacitação oferecido pela USP
Testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites virais são tema de curso de capacitação oferecido pela USP

“O objetivo é agregar esforços e contribuir para a detecção mais rápida de sífilis, HIV e hepatites virais, de forma a favorecer o tratamento precoce, controle e prevenção dessas doenças”, explica Ana Paula Morais Fernandes, professora da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da USP, coordenadora do curso e do Programa USP Diversidade. 

A atividade abordará de forma teórica e prática as diretrizes gerais dos testes rápidos no Estado de São Paulo, a prevenção combinada, o processo de testagem, aspectos éticos e questões de vulnerabilidade e apresentação de resultados no pré e pós atendimento.

Além de Ana Paula, serão palestrantes a biomédica Marcia Teresinha Fernandes dos Santos e a psicóloga Karina Wolffenberttel, ambas do Centro de Referência e Treinamento em DST/AIDS do Estado de São Paulo.

“A USP cumpre seu papel de vanguarda e excelência como importante centro de inovação, ensino, investigação e expressão cultural. A universidade deve contemplar o interesse social na produção de práticas, no fortalecimento do respeito à diversidade, no desenvolvimento da cidadania e do seu impacto na sociedade”, destaca a coordenadora sobre o oferecimento de cursos gratuitos de extensão universitária.

Serviço:

USP Diversidade e Capacitação para Testes Rápidos para Diagnóstico HIV, sífilis e hepatites virais
Quando | 8 e 9 de agosto, quinta e sexta-feira, das 9h às 13h e das 14h às 18h.
Onde | Instituto de Saúde (Rua Santo Antônio 590 – térreo) – São Paulo, SP
Vagas | 20
Quanto | Grátis
Inscrições | Feitas no local 30 minutos antes do curso
Informações | (11) 3091-9185 | diversidade@usp.br

Texto | Mariana Fraga

Junte-se à nossa comunidade

O app SCRUFF está disponibilizando gratuitamente a assinatura PRO no Brasil, com todas as funcionalidades premium. Seja Embaixador SCRUFF Venture para ajudar os gays que estão visitando sua cidade. Tenha uma agenda atualizada das melhores festas, paradas, festivais e eventos. São mais de 15 milhões de usuários no mundo todo; baixe o app SCRUFF diretamente deste link.