Assexual: letra A é o tema de novo episódio da Globosat

Em homenagem ao mês do Orgulho LGBT, a plataforma da Globosat lançou a série "Sobre Vivência"

O advogado Walter Mastelaro e o ativista LGBT Tom Lucena foram os entrevistados desta segunda-feira no episódio de “Sobre Vivência”, da Plataforma Gente. A dupla ficou responsável por apresentar a letra A, que representa assexual.

Assexual: letra A é o tema do novo episódio de “Sobre Vivência” na Plataforma Gente
Assexual: letra A é o tema do novo episódio de “Sobre Vivência” na Plataforma Gente. Foto: divulgação

Além de falar sobre a libertação que sentiram ao descobrir outras pessoas iguais a eles, Walter e Tom também falaram sobre a importância da informação. “Sou um produto de não identificação. Não era heterossexual, homossexual, então o que eu era? Se eu tivesse acesso a tudo o que tenho hoje talvez o processo de aceitação fosse mais fácil.”, afirma Tom.

Para Walter, as aulas na época da escola influenciaram suas ações, já que os ensinamentos eram apenas referentes à homem ou mulher. Ele ainda explica o significado do termo em questão no episódio. “A letra A, dentro da sigla estendida LGBTQIA+, significa assexuais, arromânticos e agêneros. Os assexuais são pessoas que não sentem atração sexual, ou sentem pouca ou só desenvolvem uma atração sexual por alguém se houver uma conexão com aquela pessoa”, explica. Os convidados também vão falar sobre o surgimento do movimento assexual e de outras subdivisões dentro da letra A.

Produzida pela plataforma, a série homenageia o mês do Orgulho LGBTQIA+ e promove a discussão sobre temas que envolvem minorias políticas de poder. Durante oito episódios, os entrevistados montam um glossário a partir das próprias experiências para explicar cada uma das letras da sigla e falar sobre as vivências de ser um LGBT no Brasil. Para assistir basta acessar o site http://gente.globosat.com.br/sobre-vivencia/.

“Sobre Vivência” é baseada no estudo “Respeito às Diferenças”, lançado em 2018 pela Plataforma Gente, que mostra que o Brasil é o país que mais mata pessoas LGBT, ao mesmo tempo que abriga uma das maiores paradas LGBT do mundo.

Confira abaixo o cronograma completo:

10/06 – L (Lésbicas): Barbara Gância, Lan Lanh e Niázia Ferreira;
12/06 – G (Gays): Caio Braz, Victor diCastro e Alex Lemos
14/06 – B (Bissexual): Luedji Luna e Luci Gonçalves;
17/06 – T (Transgênero e Travesti): Pepita e Jonas Maria;
19/06 – Q (Queer): Guigo e Lucyfer Lazuli;
21/06 – I (Intersexo): Dionne Freitas e Amiel Vieira;
24/06 – A (Assexual): Tom Lucena e Walter Mastelaro;
26/06 – A (Aliado): André Rizek e representantes da ONG Mães Pela Diversidade

Sobre a Plataforma Gente

A missão da plataforma Gente é levar informação atual por meio de estudos baseados nas pessoas e nas pautas contemporâneas da sociedade. O objetivo principal é dividir os conteúdos, que podem virar insights e, consequentemente, ideias que vão construir estratégias mais assertivas. A plataforma é aberta a todos, sem necessidade de login ou cadastro. Para acessar, clique no link: http://gente.globosat.com.br/.