Evento gratuito em SP discute masculinidades em relação à sociedade e ao mercado

Quinta edição do evento sobre os comportamentos masculinos e o mercado acontecerá em três grandes centros culturais da cidade de São Paulo.

O HOMEM BRASILEIRO 2019, primeiro e único evento multidisciplinar sobre as masculinidades e as transformações em relação à sociedade e ao mercado, chega a sua quinta edição, entre os dias 26 e 29 de agosto, e pela primeira vez ocupará três espaços em São Paulo: ESPM, UNIBES CULTURAL e Centro Cultural São Paulo.

Quinta edição do evento sobre os comportamentos masculinos e o mercado acontecerá em três grandes centros culturais da cidade de São Paulo.
Quinta edição do evento sobre os comportamentos masculinos e o mercado acontecerá em três grandes centros culturais da cidade de São Paulo.

Criado e dirigido pelo designer e doutor em Comunicação Mário Queiroz, o evento, gratuito e aberto ao público mediante inscrições, é consolidado por reunir empresários, pesquisadores e profissionais de diversas áreas interessados em entender as masculinidades diante dos novos desafios da sociedade.

A edição apresentará 10 diálogos com cerca de 40 nomes das mais diferentes áreas. O objetivo é buscar novos entendimentos por aqueles que pesquisam os papéis masculinos, criam, projetam, produzem ou vendem para o público.

Cada locação receberá um tema diferente. A ESPM será palco do diálogo “Masculinidades: Comunicação, Design, Consumo”. Nomes como Felipe Gil, diretor de conteúdo da Trip; Nico Henriques, diretor de conteúdo da agência Mutato; DYG Midnight, Diretor da plataforma Quebrando Tabu; Pedro di Santi, psicanalista e professor de Psicologia da Comunicação da ESPM e Rodrigo Santini, da Ben & Jerry, irão falar sobre Masculinidades nas Mídias. Mediado por Fabio Mariano Borges Doutor e Mestre em Sociologia do Consumo (Ciências Sociais) pela PUC/SP. MBA em Marketing pela ESPM, o papo “Masculinidades e Consumo” terá André Fischer, criador e diretor do MixBrasil Festival de Cultura da Diversidade; Túlio Custódio, Antropólogo e Pesquisador de Masculinidades Negras; Sérgio Garrido, professor da ESPM em Pesquisa de Consumo; Vanessa Yadoya líder da Vanguard Strategy, consultoria de estratégias para marcas de moda e varejo; e Danilo Cid, mester em comportamento do consumidor e sócio da agência Ana Couto.

No segundo dia, que também acontece na ESPM, Pedro Diniz, jornalista especializado em moda da Folha de S. Paulo e colunista da revista Exame, irá mediar o debate sobre “Moda e Mercados Masculinos”, que contará com Mariana Nassralla – Diretora de Produto Aramis com mais de 30 anos trabalhando com moda, Leonardo Hall, consultor da Focus Têxtil; Arlindo Grund, apresentador do programa Esquadrão da Moda, e Ana Boschiero, fundadora e diretora da B+K Creative, agência de comunicação. Na sequência acontecerá o Diálogo com o tema “Design e MASCULINIDADES”, com mediação de Ademir Correa, redator chefe da revista GQ, e participação de Guilherme Amorozo, editor chefe da revista Casa Vogue, Monica Barbosa, colunista de design e decoração da revista Caras e Mário Queiroz.

A UNIBES CULTURAL tratará dos temas “Da violência ao afeto” e “Paternidades”. O primeiro deles será conduzido por Mohara Valle, consultora de Comunicação e Programas da Promundo-Brasil, e contará com as presenças de Sergio Barbosa, professor de Filosofia e Sociologia, e Co-fundador da campanha do Laço Branco – pelo fim da violência contra a mulher; Ana Carolina Escobar Sarra, advogada e terapeuta, fundadora da Consultoria “Com_Trato”; Mafoane Odara, psicóloga, mestre em Psicologia Social, mãe e coordenadora da área de enfrentamento à violência contra as mulheres do Instituto Avon; Ricardo Dias, coordenador de políticas para LGBTI da Secretaria Municipal de Direitos Humanos de São Paulo. O segundo encontro terá condução de Leandro Ziootto, da 4Daddy; Gary Backer, presidente e CEO da Promundo; Daniela Tófoli, diretora de Grupo da Editora Globo, com coluna sobre parenting no Globo e boletim na CBN; e Henrique Restier, mestre em Relações Étnico-Raciais, organizador do livro “Diálogos Contemporâneos sobre Homens Negros e Masculinidades”.

Por fim, o Centro Cultural São Paulo falará sobre “Geração Z: Saúde, Sexo e Gêneros”. O primeiro diálogo abordará a seguinte questão: Machismo faz mal a saúde?, que será abordado pelo Dr Wagner Figueiredo, Médico sanitarista, mestre em Saúde Pública (USP), doutor em Medicina Preventiva (USP) e professor adjunto do Departamento de Medicina e docente do Programa de Pós-Graduação do Mestrado Profissional em Gestão da Clínica da UFSCar e Dr. Antônio Modesto, Médico de família e comunidade, doutor em Medicina Preventiva (USP). Professor de Atenção Primária à Saúde Interdisciplinar na Faculdade de Medicina da Unicid. Encerrando o evento o diálogo “Do Manual ao Natural – Sexo e Gêneros” trará os Drs Saulo Vitor Ciasca e Daniel Mori, médicos psiquiatras, colaboradores do AMTIGOS – Ambulatório Transdisciplinar de Identidade de Gênero e Orientação Sexual do IPQ-HCFMUSP.; e Cleyton Euzébio, diretor do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (UNAIDS).

As inscrições para o evento já estão abertas, são gratuitas e podem ser feitas pelo Sympla. Mais informações  pelo site: www.homembrasileiro.com.br.

Serviço:
HOMEM BRASILEIRO 2018 –  De 26 a 29 de agosto
FICHA TÉCNICA DO EVENTO
CRIAÇÃO E COORDENAÇÃO: Mário Queiroz
PRODUÇÃO: José Augusto Fabron
COMUNICAÇÃO: Helena Augusta
DIREÇÃO DE ARTE: Agência Tanq
CURADORIAS DE CONTEÚDO: Mário Queiroz, Fábio Mariano Borges e PROMUNDO
PATROCÍNIO: ARAMIS – ESPM – UNIBES CULTURAL – CENTRO CULTURAL SÃO PAULO
MÍDIA APOIADORA: TRIP
APOIADORES: CHILLI BEANS – FOCUS TEXTIL – BEN&JERRY