Em toda aula de Biologia já se ouviu a seguinte frase: “Professor, um amigo me disse que…”. A partir daí, todos os alunos passam a ouvir com atenção a história sobre o tal “amigo”. Normalmente, as questões se relacionam a assuntos como sexo, gravidez ou mudanças do corpo durante a puberdade. Temas ainda considerados tabus, sobre os quais muitas pessoas têm dificuldade em falar abertamente, especialmente na adolescência.

- CURTA A PÁGINA DO FACEBOOK -
Reprodução
No livro “A saúde sexual no contexto escolar”, os professores Paulo Ricardo Rodrigues e Juliana Castro Monteiro Pirovani respondem a essas dúvidas numa linguagem leve e divertida. A ideia surgiu ao longo do curso de mestrado de Paulo Ricardo Rodrigues e a partir da sua experiência em sala de aula. Ele percebeu que alguns estudantes têm dificuldade em encontrar informações seguras sobre saúde sexual e reprodutiva, e então se propôs a produzir um material que explicasse o conhecimento científico em uma linguagem acessível e direta.
.
A educação sexual do adolescente pode contribuir para o planejamento da sua vida familiar e é essencial para que ele tenha uma relação mais saudável com seu corpo, afirma Rodrigues. O livro, publicado em formato de e-book, tem proposta interativa. Além das informações descritas no texto, vídeos e ilustrações feitas à mão por alunos compõem o material. Assim, mesmo aquela pergunta que o estudante não teria coragem de fazer em voz alta pode ser respondida de maneira dinâmica e objetiva.
.
Enriquecedora tanto para alunos quanto para professores, a obra está disponível gratuitamente no site da editora para download neste link.
.
Professores transformam em livro dúvidas de alunos sobre sexualidade
Frame da série “Sex Education”
.
Sobre os autores:
Paulo Ricardo Rodrigues é Mestre em Ensino de Biologia e professor da rede estadual de ensino do Espírito Santo; Juliana Castro Monteiro Pirovani é Doutora em Biologia Celular e Estrutural e professora da Universidade Federal do Espírito Santo.
.
Google Notícias