Google Maps permite encontrar estabelecimentos friendly

Em plena véspera da Parada SP, logo após disponibilizar o trajeto da parada em arco-íris, nova funcionalidade do Google Maps permite aos usuários encontrarem facilmente estabelecimentos que apoiam a comunidade LGBT por meio do Maps e da Busca.

mapa-pride

Infelizmente o recurso só ficará disponível neste mês de junho.

Assista ao vídeo:

Google Mapas é um serviço de pesquisa e visualização de mapas e imagens de satélite da Terra gratuito na web fornecido e desenvolvido pela empresa estadunidense Google.

Atualmente, o serviço disponibiliza mapas e rotas para qualquer ponto nos Estados Unidos, Canadá, na União Europeia, Austrália e Brasil, entre outros. Disponibiliza também imagens de satélite do mundo todo, com possibilidade de um zoom nas grandes cidades, como Nova Iorque, Paris, São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, entre outras. Nos Estados Unidos o Google fez uma parceria com órgãos públicos, que incluirão as linhas de trem americanas e seus cruzamentos com rodovias ao Google Maps. 

Juntamente com o lançamento da versão brasileira do Google Maps, a empresa introduziu o Local Business Center, ferramenta que permite com que qualquer empresa faça seu cadastro e seja então encontrada no Google Maps por qualquer usuário. No cadastro as empresas podem preencher seus dados cadastrais, horário de atendimento, formas de pagamento, logotipo e fotos, sendo necessária confirmação do cadastro através de uma ligação telefônica, SMS ou carta.

Com uma conta Google, já é possível destacar as suas próprias rotas, pontos e áreas, gerar comentários e compartilhar os respectivos links de acesso ao mapa criado. Também é possível gerar um arquivo KML para integração com o Google Earth.

Desde Julho de 2015, o Google Maps sincroniza as pesquisas realizadas no computador para smartphones Android. O usuário deve realizar a pesquisa e selecionar a opção ‘Enviar para o dispositivo’. Ao abrir o aplicativo no celular (com a conta Google logada), a rota estará disponível. 

No dia 09 de novembro de 2015, o Google anunciou uma atualização para o aplicativo, dísponivel apenas para usuários da plataforma Android, que possibilita o download de um determinado mapa, para uso ‘offline’, sem necessidade de internet. A nova versão do aplicativo também funciona em modo avião, mas o smartphone deve ter, pelo menos, 400 MB de espaço livre na memória do Android, para que o aplicativo salve os dados de ‘modo offline’.