Se Lara Croft fosse homem #TombRaider ūüéģ

Surra de Lauro Croft

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Lara Croft √© uma personagem fict√≠cia e a protagonista da s√©rie de videojogos Tomb Raider da Square Enix (antes Eidos Interactive). Lara √© apresentada como uma mulher bonita, inteligente e atl√©tica, uma arque√≥loga brit√Ęnica que se aventura em antigas tumbas e ru√≠nas perigosas ao redor do mundo √† procura de artefactos valiosos. Criada por uma equipa do est√ļdio Core Design que inclu√≠a Toby Gard, Lara apareceu pela primeira vez em 1996 no jogo Tomb Raider. Volta a aparecer nas suas sequelas, e noutras medias como adapta√ß√Ķes impressas, uma s√©rie de filmes animados, no cinema e outros tipos de produtos relacionados com a s√©rie. A personagem tamb√©m √© oficialmente promovida atrav√©s de uma marca de vestu√°rio e acess√≥rios, figuras e modelos. Croft tamb√©m j√° foi licenciada para promo√ß√Ķes de terceiros, incluindo na televis√£o e na publicidade impressa, apar√™ncias relacionadas com a musica e como porta voz promocional.

A produ√ß√£o inicial da personagem e da s√©rie era conduzida pela Core Design. Inspirada por Neneh Cherry e pela personagem de banda desenhada Tank Girl, Gard desenhou Lara Croft para contrariar os estere√≥tipos das personagens femininas. A companhia foi modificando a personagem nos t√≠tulos subsequentes, com melhorias gr√°ficas e adi√ß√Ķes na jogabilidade. A produtora norte-americana Crystal Dynamics ficou ¬īrespons√°vel pela produ√ß√£o da s√©rie depois de Tomb Raider: The Angel of Darkness (2003) ter sido mal recebido pela critica. A nova produtora deu um reinicio √† personagem e √† s√©rie, alterou-lhe as propor√ß√Ķes f√≠sicas e deu-lhe novas formas de interagir com os ambientes dos jogos. Seis actrizes j√° deram a sua voz a Croft nos videojogos: Shelley Blond (1996), Judith Gibbins (1997‚Äď98), Jonell Elliott (1999‚Äď2003), Keeley Hawes (2006‚Äď14), Camilla Luddington (2013‚Äďpresente) e Abigail Stahlschmidt (2015).

Os cr√≠ticos consideram que Lara Croft √© uma personagem muito preponderante na cultura popular. Croft tem seis Guinness World Records, um grupo de f√£s muito forte e √© das primeiras personagens dos videojogos a ser adaptada com sucesso para o cinema e a receber aten√ß√£o mundial. A revista Empire colocou-a em #5 na sua lista dos “50 Melhores Personagens dos Videojogos”e a Complex em #12 nos “50 Personagens Mais Mauz√Ķes dos Videojogos”. Considerada um s√≠mbolo sexual, a influencia da personagem na industria tem sido um dos pontos de conten√ß√£o entre os cr√≠ticos; as opini√Ķes s√£o dispersas: uns v√™em-a como tendo dado um contributo e uma mudan√ßa positiva nos videojogos e outros por ser um modelo negativo para as adolescentes mais novas.