GAY BLOG BR by SCRUFF

Erica Malunguinho, primeira deputada trans do país e militante dos fundamentos de raça e gênero, celebra a vitória da Coletiva Intertransvestigênere Xica Manicongo da USP, com a destinação de cerca de R$180 mil para projetos de pesquisa, ensino e extensão para o projeto “Corpos Trans e Travesti na Universidade de São Paulo”, inscrito no Edital Inclusão Social e Diversidade na USP. A abertura de diálogo realizada por Malunguinho junto ao Reitor da Universidade, Vahan Agopyan, em abril deste ano, é vista como marco para que iniciativas como esta ganhem espaço na política da instituição.

Além da verba destinada ao projeto, a ação do coletivo resultou na cessão de 14 bolsas, por meio do Programa Unificado de Bolsas da USP, distribuídas entre 7 projetos, que tem foco na pesquisa e na intervenção em questões como a evasão de pessoas trans do Sistema Único de Saúde (SUS), o combate à transfobia em escolas de ensino básico e na Universidade de São Paulo, o auxílio jurídico a pessoas trans em situação de cárcere, entre outras.

Malunguinho solicitou audiência com a reitoria da USP para discutir políticas de ação afirmativa para a população trans e negra na instituição. Entre as pautas apresentadas em abril, estiveram ampliações de medidas de efetivação dos direitos já conquistados pelas pessoas trans, como a utilização do nome social e do uso dos banheiros de acordo com a identidade de gênero que cada estudante se identifica, além de questionamentos sobre perspectivas de implementação de cotas para travestis e transexuais na USP.

- BKDR -
GAY BLOG by SCRUFF

A exposição dessas urgências culminou com a adoção de uma nova postura da instituição com relação às demandas de indivíduos e coletivos ligados à causa, com resultados sendo apresentados, por exemplo, na sinalização positiva ao fomento dos projetos da Coletiva Intertransvestigênere Xica Manicongo. Vale destacar que, no mesmo encontro, a deputada também apontou interesse em contribuir para o aprimoramento do sistema de cotas raciais recém implementado pela universidade.




GAY BLOG by SCRUFF

Junte-se à nossa comunidade

Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais, eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.

Comente