GAY BLOG BR by SCRUFF

A Igreja Evangélica Luterana na América fez um ato inédito nos Estados Unidos ao nomear uma pessoa abertamente não binária para um bispado — uma grande denominação cristã americana. Megan Rohrer, de 41 anos, lidera hoje um dos 65 sínodos da igreja no país, supervisionando quase 200 congregações no norte da Califórnia e norte de Nevada. As informações são do portal g1.

É uma coisa bizarra e maravilhosa. Se você passa a vida inteira sem saber se terá permissão sequer para ser pastor, é uma coisa de outro mundo se imaginar como bispo“, disse Rohrer em entrevista ao programa de rádio Newsday, da BBC.

Megan Rohrer foi 1ª pessoa não binária a assumir bispado na Igreja Luterana (Foto: Gareth Gooch Photography)

Megan Rohrer entrou para a Igreja Evangélica Luterana na América em 2010, junto a outro seis pastores LGBTQIA+, após a instituição permitir que pastores não celibatários em relacionamentos homoafetivos servissem à igreja.

Megan Rohrer e a esposa, Laurel, têm dois filhos e vivem em San Francisco, na Califórnia. Sua trajetória, relata, foi marcada por provações e preconceito. “A quantidade de abusos religiosos que as pessoas falavam perto de mim e ao meu redor foi suficiente para me fazer estudar religião“, conta em um vídeo da revista americana Cosmopolitan.

Já em entrevista à BBC, Rohrer comentou se sua nomeação foi considerada controversa dentro da congregação: “A igreja luterana tem trabalhado muito para tentar diminuir a violência de gênero, então acho que minha eleição é parte desse trabalho“.

Apesar do tom conciliador, Rohrer revelou ter usado um colete à prova de balas durante a cerimônia em que tomou posse, realizada em setembro de 2021, na Grace Cathedral, em San Francisco. “Na minha posse eu estava usando um colete à prova de bala, porque o clima de ódio vai além de apenas palavras, né? É físico e baseado em políticas“, afirmou.

Infelizmente, há várias pessoas que acreditam fortemente que apenas certos tipos de pessoas devem ser bem-vindas nas igrejas. Aqui nos EUA, estamos habituados com a violência armada em espaços da igreja — é melhor prevenir do que remediar, especialmente em uma igreja que meus filhos de 7 e 8 anos frequentam”, complementou Rohrer.

Após a eleição para o bispado, Rohrer escreveu no Twitter: “Se minha eleição te confunde, que essa confusão te inspire a notar todas as outras coisas maravilhosas que Deus está planejando e que você pode ter perdido“. A Igreja Evangélica Luterana na América é uma das maiores denominações cristãs no país, com quase 3,3 milhões de membros.




Junte-se à nossa comunidade

Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.

Jornalista gaúcho formado na Universidade Franciscana (UFN) e Especialista em Estudos de Gênero pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)