GAY BLOG BR by SCRUFF

O filme brasileiro “Os Primeiros Soldados”, protagonizado por Johnny Massaro, Renata Carvalho e Vitor Camilo, será exibido, neste sábado (11) e no domingo (12), na competição do Première Brasil da 23ª edição do Festival do Rio. O longa aborda o processo de marginalização social e os sentimentos vividos pela população LGBTQIA+ com a primeira onda de HIV no Brasil. As informações são da Folha de S.Paulo.

Com roteiro assinado por roteiro assinado por Rodrigo de Oliveira, “Os Primeiros Soldados” se passa na cidade de Vitória, no Espírito Santo, em 1983, e conta a história de dois rapazes gays e uma mulher transexual que contraem o vírus durante a chegada da Aids ao país. No filme, eles se unem na tentativa de sobreviver à doença, que ainda era bastante desconhecida na época.

Cena do filme “Os Primeiros Soldados” (Foto: Divulgação)

Johnny Massaro, que está no ar “Verdades Secretas 2“, vive o biólogo Suzano no longa-metragem. Ele é o primeiro “soldado” a receber o diagnóstico de Aids e, a partir disso,  passa a acompanhar as modificações e influências do vírus em seu corpo.

Já Renata Carvalho, mulher transexual nascida em Santos (SP), traz para a produção sua experiência de vida real. A atriz é reconhecida por trabalhar com obras focadas na questão do corpo trans e trabalhou na prevenção e assistência a travestis e transexuais em São Paulo. Em “Os Primeiros Soldados”, ela interpreta a personagem Rose.

Cena do filme “Os Primeiros Soldados” (Foto: Divulgação)

O filme ainda conta o ator Vitor Camilo, que dá vida ao videomaker Humberto. Na trama, ele se aproxima de Rose e Suzano após descobrir que também é soropositivo. A partir dessas personagens, “Os Primeiros Soldados” se propõe transmitir a vivência dessa parcela da população, em um momento que só se podia contar com pessoas do próprio grupo.

Rodado poucos meses antes do início da pandemia, o filme resgata uma realidade enfrentada pela comunidade LGBTQIA+  marginalização e a intolerância enfrentada pela comunidade LGBTQIA+, na década de 1980, com a chegada do HIV. “Os Primeiros Soldados” recebeu os prêmios de “Melhor Filme” pelo Júri Jovem e Prêmio do Público, no 70º International Film Festival Mannheim-Heidelberga

Junte-se à nossa comunidade

Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.

Jornalista gaúcho formado na Universidade Franciscana (UFN) e Especialista em Estudos de Gênero pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)