GAY BLOG BR by SCRUFF

O Dia Nacional da Visibilidade Trans foi comemorado na última semana (29/01) e várias ações e conquistas acompanharam a celebração. Para a comunidade do Distrito Federal, por exemplo, a vitória veio em forma de lei.

O deputado distrital Fábio Felix é o responsável pelo projeto de lei que garante o reconhecimento do nome social, em respeito à identidade de gênero de pessoas trans e travestis, nas lápides de túmulos, certidões de óbito e outros documentos. A iniciativa, batizada de Lei Victoria Jugnet, em homenagem à jovem trans que cometeu suicídio em 2019 e não pôde ter seu nome social usado, já havia sido aprovada pela câmara dos deputados e foi sancionada pelo governo do DF na última sexta-feira (29).

“Dia de vitória e de grande emoção! O GDF sancionou e AGORA É LEI: garantido o reconhecimento do nome social em consonância à identidade de gênero de pessoas trans e travestis nas lápides de túmulos, jazigos, certidões de óbito e outros documentos pós-morte. Cerimônias fúnebres também devem estar em consonância com a individualidade das pessoas trans. Demos mais um passo importante na promoção da dignidade, cidadania e no respeito à memória de pessoas trans e travestis. Esse direito deve ser garantido mesmo quando o nome registrado em documentos de identidade civil (RG, Certidão de Nascimento) diverge do nome social. Porque a autodeterminação de gênero deve prevalecer sempre! Obrigado @chez.jugnet.burigo pela coragem e pela luta!”, o deputado comemorou em sua conta no Instagram.

Com a aprovação do executivo, a lei nº 6.804.2021 traz a garantia deste direito mesmo quando o nome registrado em documentos de identidade civil for diferente do nome social.

“Hoje é um dia de imensa alegria e de avanços na garantia da dignidade e do respeito à memória de pessoas trans e travestis. A autodeterminação de gênero deve ser respeitada sempre”, disse Fábio Felix, que, além de autor do projeto de lei, é presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Legislativa.

Junte-se à nossa comunidade

O app SCRUFF está disponibilizando gratuitamente a assinatura PRO no Brasil, com todas as funcionalidades premium. Seja Embaixador SCRUFF Venture para ajudar os LGBTs que estão visitando sua cidade. Tenha uma agenda atualizada das melhores festas, paradas, festivais e eventos. São mais de 15 milhões de usuários no mundo todo; baixe o app SCRUFF diretamente deste link.

Catarinense, 25 anos e professor de Literatura e Língua Inglesa. Homem gay, apaixonado por música e que respira futebol e cultura latino-americana.