O prefeito da cidade gaúcha de São Lourenço do Sul, Rudinei Härter (PDT), anunciou no dia 22 de julho que a nova secretária-adjunta de Desenvolvimento Social e Habitação é uma mulher trans: Kethleen San Martim, sendo a primeira trans a assumir um cargo no “alto escalão” do Executivo Municipal da cidade. As informações são do Diário Popular.
“Sempre trabalhei com pessoas. Eu gosto de trabalhar com pessoas. Parto do princípio de tudo que se faz com respeito sempre dá certo”, disse Kethleen, que já tem em seu histórico um extenso número de trabalho voltado para as causas sociais.
Ela também comemora o pioneirismo e acredita que servirá de exemplo para outras pessoas que virão futuramente: “ser gay, travesti ou trans não é um ponto negativo, podemos ser quem quisermos, temos que nos fazer ser respeitados, mas também saber quais são os nossos limites. Se você respeitar o espaço do outro, com certeza se dará bem na vida”, completou.

Uma matéria da coluna de economia do UOL diz que as pessoas trans estão chegando ao mercado de trabalho formal brasileiro a “passos lentos”, mas que ainda hoje a expectativa de vida dos transgêneros é de apenas 35 anos, e 88% dos entrevistados pela Associação Nacional de Travestis e Transexuais, a Antra, acreditam que as empresas ainda não estão preparadas para contratar ou garantir a permanência de pessoas trans em seus quadros.
Um caso que ilustra bem a realidade das pessoas trans ocorreu com a paulistana Rochelly Rangel, de 34 anos, que recebeu várias rejeições por ser uma mulher trans: “Em 2004, cheguei na última etapa do processo seletivo de uma multinacional. Restamos eu e um garoto branco cis, que foi escolhido. Ouvi uma conversa entre uma funcionária do RH e um gestor, que disse: ‘Não dá para contratar um travesti’. Depois de situações como essa, com muita resistência, entrei na prostituição”.
Ela só conseguiu um trabalho de carteira assinada após quinze anos procurando.
Junte-se à nossa comunidade
Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais, eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.
You must log in to post a comment.