GAY BLOG BR by SCRUFF

Nesta terça-feira, 28, a startup Emprega Comunidades e o G10 Favelas lançam a primeira feira de empregos para o público trans, em Paraisópolis. Dados do mapeamento realizado pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania da Prefeitura de São Paulo apontam que oito em cada 10 transsexuais não conseguem trabalhos formais. Além do cadastramento junto a empresas parceiras, estarão no evento os jornalistas Fábio Di Barro e Léo Aquila, assim como a CEO da Gestão Kairós – Liliane Rocha, e a MC Trans.

Hoje, apenas 13% das travestis e 24% do público trans declaram ter carteira assinada, na capital paulistana. Além da falta de oportunidades, boa parte da população LGBTQIA+ perdeu a renda como consequência da pandemia. Mais de 40% estão em situação de insegurança alimentar, e esse número sobe para quase 57% quando falamos de pessoas transsexuais.

Primeira feira de empregos destinado ao público trans acontece no dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+ em Paraisópolis
Reprodução

Para Rejane Santos, fundadora do Emprega Comunidades, que hoje representa a maior empresa de captação e inclusão de profissionais da periferia no mercado de trabalho, comenta sobre o despreparo social na recepção e inclusão de grupos LGBT+ nas empresas. “O compromisso vai muito além de abrir vagas voltadas a diversidade. Falta mudança de cultura e comportamento dentro das organizações”, afirma.

O feirão “Emprega LGBTQIA+ Diversidade Aqui” acontecerá das 9h30 às 16h em Paraisópolis, no Pavilhão Social do G10 Favelas. Serão realizadas rodas de conversa sobre mercado de trabalho e seus desafios, focando nas comunidades transgênero, travesti e não binária, ou seja, que não se identifica com nenhum sexo. Segundo o presidente do G10 Favelas, Gilson Rodrigues, o movimento de integrar esse público precisa partir de todos, inclusive da favela. “Queremos levar o profissional da periferia para o mercado de trabalho. Independente de cor, gênero ou orientação sexual”, conclui.




Junte-se à nossa comunidade

Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.

Jornalista formado pela PUC do Rio de Janeiro, dedicou sua vida a falar sobre cultura nerd/geek. Gay desde que se entende por gente, sempre teve desejo de trabalhar com o público LGBT+ e crê que a informação é a a melhor arma contra qualquer tipo de "fobia"