Amanhã, dia 21 de janeiro, começam as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Com a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem),é possível concorrer a mais de 237 mil vagas em 128 instituições de ensino superior, maior porta de entrada a faculdades e universidades públicas.

GAY BLOG BR by SCRUFF

Segundo levantamento do Quero Bolsa, plataforma de bolsas e vagas para o ensino superior, 142 vagas são reservadas para pessoas trans, via políticas de inclusão. Essa reserva está dividida entre os estados da Bahia e de São Paulo, com 102 e 40, respectivamente. As três cidades com mais oferta de reserva de vagas são São Bernardo do Campo e Santo André (SP), ambas com 20, e Salvador (BA), com 15.

São 3 instituições de ensino que estão ofertando a reserva de vagas via Sisu: Universidade do Estado da Bahia (UNEB) com 84 vagas, Fundação Universidade Federal do ABC com 40 vagas e Universidade federal do Sul da Bahia (UFSB) com 18 vagas.

A Universidade Federal do Sul da Bahia foi a pioneira no assunto no Brasil, começando o programa em 2018. Em 2019, a Universidade do Estado da Bahia passou a oferecer reserva de vagas nessa modalidade e, neste ano, a Fundação da Universidade Federal do ABC introduziu a oferta. Além delas, a UFABC ainda oferta 20 vagas para refugiados e 104 vagas para pessoas com deficiência.

Como funcionam as políticas em cada uma das instituições?

Segundo o edital, na UFABC, existem 2 tipos de ofertas de vagas: uma para pessoas transexuais, travestis e transgêneros, independente da renda familiar, e outra para o mesmo grupo em situação de vulnerabilidade econômica (renda familiar bruta inferior a 1,5 salário mínimo). Essa oferta de vagas não afeta as reservadas via lei de cotas, sendo subtraídas das de ampla concorrência.

No caso da UNEB, o edital informa que as vagas ofertadas para pessoas “transexuais, travestis ou transgêneros” têm os seguintes requisitos: ensino médio em escola pública, renda bruta familiar inferior a 4 salários mínimos e primeira graduação. A oferta acontece no modelo de “sobrevagas”, não afetando o número oferecido via outras modalidades.

Já no caso da UFSB, o edital oferta vagas para “pessoas transexuais, travestis e transgêneros”, que tenham concluído o ensino médio em escola pública. As vagas também não afetam aquelas correspondentes a lei de cotas.

Quais são os 5 cursos com mais ofertas de vagas?

O Quero Bolsa fez um levantamento dos 5 cursos com mais vagas no Sisu com cotas para pessoas trans:

Pedagogia – 14 vagas;

História – 6 vagas.

Quero Bolsa oferece simulador de notas de corte do Sisu

O Quero Bolsa criou o Simulador de Notas de Corte do Sisu para ajudar o candidato a localizar as faculdades que oferecem o curso desejado e a nota de corte para o ingresso. Na ferramenta, é possível acompanhar a variação da nota nos últimos anos e as médias por estado.

Junte-se à nossa comunidade

O app SCRUFF (Google Play ou App Store) está disponibilizando gratuitamente a versão PRO no Brasil, com todas as funcionalidades premium. Seja Embaixador SCRUFF Venture para ajudar os gays que estão visitando sua cidade. Tenha uma agenda atualizada das melhores festas, paradas, festivais e eventos. São mais de 15 milhões de usuários no mundo todo; baixe o app SCRUFF diretamente deste link.

4 COMENTÁRIOS