Amanhã, dia 21 de janeiro, começam as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Com a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem),é possível concorrer a mais de 237 mil vagas em 128 instituições de ensino superior, maior porta de entrada a faculdades e universidades públicas.

Segundo levantamento do Quero Bolsa, plataforma de bolsas e vagas para o ensino superior, 142 vagas são reservadas para pessoas trans, via políticas de inclusão. Essa reserva está dividida entre os estados da Bahia e de São Paulo, com 102 e 40, respectivamente. As três cidades com mais oferta de reserva de vagas são São Bernardo do Campo e Santo André (SP), ambas com 20, e Salvador (BA), com 15.

São 3 instituições de ensino que estão ofertando a reserva de vagas via Sisu: Universidade do Estado da Bahia (UNEB) com 84 vagas, Fundação Universidade Federal do ABC com 40 vagas e Universidade federal do Sul da Bahia (UFSB) com 18 vagas.

A Universidade Federal do Sul da Bahia foi a pioneira no assunto no Brasil, começando o programa em 2018. Em 2019, a Universidade do Estado da Bahia passou a oferecer reserva de vagas nessa modalidade e, neste ano, a Fundação da Universidade Federal do ABC introduziu a oferta. Além delas, a UFABC ainda oferta 20 vagas para refugiados e 104 vagas para pessoas com deficiência.

Como funcionam as políticas em cada uma das instituições?

Segundo o edital, na UFABC, existem 2 tipos de ofertas de vagas: uma para pessoas transexuais, travestis e transgêneros, independente da renda familiar, e outra para o mesmo grupo em situação de vulnerabilidade econômica (renda familiar bruta inferior a 1,5 salário mínimo). Essa oferta de vagas não afeta as reservadas via lei de cotas, sendo subtraídas das de ampla concorrência.

No caso da UNEB, o edital informa que as vagas ofertadas para pessoas “transexuais, travestis ou transgêneros” têm os seguintes requisitos: ensino médio em escola pública, renda bruta familiar inferior a 4 salários mínimos e primeira graduação. A oferta acontece no modelo de “sobrevagas”, não afetando o número oferecido via outras modalidades.

Já no caso da UFSB, o edital oferta vagas para “pessoas transexuais, travestis e transgêneros”, que tenham concluído o ensino médio em escola pública. As vagas também não afetam aquelas correspondentes a lei de cotas.

Quais são os 5 cursos com mais ofertas de vagas?

O Quero Bolsa fez um levantamento dos 5 cursos com mais vagas no Sisu com cotas para pessoas trans:

Pedagogia – 14 vagas;

História – 6 vagas.

Quero Bolsa oferece simulador de notas de corte do Sisu

O Quero Bolsa criou o Simulador de Notas de Corte do Sisu para ajudar o candidato a localizar as faculdades que oferecem o curso desejado e a nota de corte para o ingresso. Na ferramenta, é possível acompanhar a variação da nota nos últimos anos e as médias por estado.

2 COMENTÁRIOS