5 cidades do Brasil para dar um rolê de bike neste verão

Um roteiro de cicloturismo por cinco cidades do país

São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Salvador e Vila Velha conquistam moradores e turistas pelos elementos de história e cultura. Uma forma agradável de curtir o passeio é pedalando, seja ara visitar obras de arte ou apenas contemplar a natureza de uma maneira sustentável.

A Tembici, empresa no mercado de bicicletas compartilhadas, oferece uma tecnologia existente no mercado mundial e dispõe de modais que trazem conforto e segurança ao usuário. Com o aplicativo Bike Itaú (https://bikeitau.com.br/), por exemplo, o usuário sabe sempre onde encontrará uma bicicleta disponível nas estações. Confira abaixo as  sugestões de roteiros e onde retirar sua bike:

Ciclistas realizam "Pedalada Pelada" na Avenida Paulista (2015) Foto: Bol
Ciclistas realizam “Pedalada Pelada” na Avenida Paulista (2015) Foto: Bol

São Paulo, SP: procurada para turismo de negócios, a capital também oferece ótimos lugares para a prática de exercícios, atrações culturais como o Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM-SP), Museu Afro Brasil, Fundação Bienal; Auditório Ibirapuera e o Museu de Arte Contemporânea (MAC-USP). A Avenida Paulista conta com excelentes ciclofaixas e o principal museu da cidade, o Museu de Arte de São Paulo (MASP), um dos pontos mais procurados pelos visitantes na capital paulista. Outra opção interessante é o Beco do Batman, localizado na Região de Pinheiros, que diariamente recebe visitantes que estão em busca de conhecer mais sobre a arte urbana local.

Bike Sampa:
Parque Ibirapuera: – Estação 131 Parque Ibirapuera Portão 06; Estação 132 Portão 05; Estação 32 Portão 07; Estação 33 Portão 07.
MASP: Estação 80 Praça Alexandre de Gusmão; Estação 81 Colégio Dante Alighieri.
Beco do Batman: Estação 222 Rua Horácio Lane.

bike rio de janeiro pedalando
Foto: S2RIO

Rio de Janeiro, RJ: um passeio de bicicleta com as belezas naturais da Cidade Maravilhosa ao fundo, pode ser uma experiência indescritível. Vale a pena dar uma volta inteira pedalando na Lagoa, faça o passeio tranquilamente apreciando as paisagens, a partir dessa ciclovia é possível chegar em pontos como o Jardim Botânico e o Jockey Club. Já pela ciclovia Mané Garrincha você pode chegar à praia de Copacabana, uma das mais famosas do mundo, a melhor parte do passeio é observar o Pão de Açúcar. Seguimos em direção pelo Aterro do Flamengo, passando pelo centro e chegando na Cinelândia, visite o Teatro Municipal e o Museu Nacional de Belas Artes.

Bike Rio:
Jardim Botânico: Estação 162 – Pacheco Leão; Estação 76 – Baixo Gávea; Estação 161 – Jardim Botânico.
Pão de Açúcar: Estação 133 – Pasteur.
Teatro Municipal do Rio de Janeiro: Estação 05 – Largo da Carioca; Estação 66 – Estação de Bondes e Estação 224 – Catedral Metropolitano

Porto Alegre. Foto: FelipeVieira

Porto Alegre, Rio Grande do Sul: o que não falta em POA são passeios para desfrutar na cidade enquanto pedala. O Parque da Farroupilha (carinhosamente chamado de Redenção) faz parte dessa lista, localizado na região central da cidade é ideal para pedalar e desfrutar das árvores e flores espalhados pelo local, um ótimo jeito de fugir da correria diária. Junto à orla, alugue uma bicicleta pelo sistema Bike POA, e tire um tempinho para assistir o famoso pôr do Sol de Porto Alegre. No final de semana, a Praça Júlio de Mesquita recebe feirinhas, músicas e food trucks.

Bike POA:
Parque da Redenção: Estação 33 – Redenção Mercadinho; Estação 30 – Vieira de Castro e Estação 28 – Venâncio Aires.
Parque Maurício Sirotsky Sobrinho: Estação 18 – Ministério Público; Estação 08 – Câmara dos Vereadores e Estação 09 – SERPRO
Memorial do Rio Grande do Sul: Estação 02 – Praça da Alfândega

Salvador. Foto: reprodução/Youtube

Salvador, Bahia: Visite o Elevador Lacerda, o primeiro elevador urbano do mundo, ao visitá-lo é uma oportunidade de conectar as ciclofaixas entre o Centro Histórico e o Comércio, tendo acessos aos principais pontos turísticos. No Centro Histórico, os diversos pontos como: praças, casarões e teatros, oferecem a visitação dando suporte as bikes. Para quem nunca visitou o Pelourinho, pedale sem pressa circulando pelos museus, ateliês e igrejas.

Bike SSA:
Elevador Lacerda: Estação 17 – Mercado Modelo
Pelourinho: Estação 18 – Praça da Sé
Forte São Diogo (Espaço Carybé das Artes): Estação 02 – Estação Porto da Barra

Foto: Prefeitura Municipal de Vila Velha

Vila Velha, Espírito Santo: Vila Velha pertence à Região Metropolitana de Vitória, a cidade é uma das mais antigas, possuindo várias construções históricas, como a Igreja de Nossa Senhora do Rosário, o Forte de São Francisco Xavier de Piratininga, o Farol de Santa Luzia e o Convento da Penha, sendo este último um dos principais pontos turísticos do Espírito Santo. A Praia da Costa é o lugar perfeito para caminhada, corrida, e claro, andar de bike. Seu calçadão e sua ciclovia, com 5 km de extensão, são um convite ao passeio por sua belíssima orla.

Bike VV:
Farol de Santa Luzia e Morro do Moreno: Estação 01 Av Antônio Gil Veloso

Foto: blog/tioborges

Comente