GAY BLOG BR by SCRUFF

Este artigo também está disponível em: Español

Nesta quinta-feira, o departamento de turismo do Governo da Cidade de Buenos Aires divulgou uma nota para afirmar que Buenos Aires é o destino perfeito para o turismo LGBT na América Latina.

No comunicado, fazem questão de se posicionar como sendo como uma cidade “inclusiva e vanguardista”, destino ideal para gays movimentarem a economia.

Buenos Aires Times
Foto: reprodução/Buenos Aires Times

Buenos Aires não é a “cidade das paixões” à toa. A capital argentina é ideal para os turistas que buscam tanto sentir como desfrutar das expressões autênticas e genuínas de amor e onde prevalecem respeito e empatia sobre as manifestações pessoais. Ao mesmo tempo, a noite de Buenos Aires, com seus bares, botecos e pistas de dança, é um grande tempero para uma comunidade ativa 24 horas por dia e sete dias da semana.

- BKDR -
GAY BLOG by SCRUFF

É por essas e outras que a Cidade de Buenos Aires tem se consolidado nos últimos anos como destino turístico urbano de LGBT+ na América Latina.

No comunicado, também listam quatro motivos que mostram por que Buenos Aires está na vanguarda das leis LGBT:

  1. Matrimônio igualitário 

Na Argentina, a Lei do Casamento Igualitário é uma realidade que dá aos casais LGBT os mesmos direitos e serviços sociais que o resto da sociedade. Em 2010, o Senado aprovou o casamento entre pessoas do mesmo sexo, tornando a Argentina o primeiro país da América Latina a legitimar o casamento gay.

  1. Identidade de gênero 

Em Buenos Aires, foi aprovadaa em 2012 a Lei 26743, que reconhece o direito a uma identidade de gênero autopercebida e determina que mudanças de registro e intervenções cirúrgicas e hormonais devem ser realizadas com a mera vontade da pessoa. É a única lei de identidade de gênero no mundo que, de acordo com as tendências do assunto, não patologiza a condição trans.

  1. Contra a discriminação

Em 2015, a Lei 5261, conhecida como Lei contra a Discriminação, foi promulgada na Cidade de Buenos Aires, estabelecendo uma longa lista de pretextos discriminatórios, entre os quais se incluem a orientação sexual e a identidade de gênero. A partir dessa legislação é possível receber denúncias de violação de direitos.

  1. Marcha del Orgullo LGBT

A Marcha do Orgulho LGBTIQ de Buenos Aires é uma manifestação realizada anualmente na capital da Argentina, que busca a igualdade de direitos para as pessoas e é o principal ato público da comunidade LGBT na Argentina. Foi realizada pela primeira vez em 1992 e é comemorada no primeiro sábado de novembro de cada ano, em comemoração à criação do Nuestro Mundo, o primeiro movimento homossexual da Argentina. Neste ano (2019), a Pride vai acontecer no sábado, 2 de novembro.

O Governo ainda sugere algumas opções de roteiros voltados para o público LGBT+:

Casa Trans – Av. Jujuy 1343, San Cristóbal.

Desde junho de 2017, Buenos Aires sedia a primeira Casa Trans na Argentina. Esse espaço de contenção, sociabilidade e proteção de direitos voltados à população trans, presta serviços a toda a comunidade, oferecendo capacitação em ofícios, atenção à saúde, orientação jurídica e espaços recreativos. Possui também uma sala multiuso para oficinas, cursos e outras atividades.

Casa Brandon – Luis María Drago 236, Villa Crespo.

A Casa Brandon é um centro cultural e também é a sede da “Brandon pela Igualdade de Direitos e Oportunidades, Associação Civil e Cultural”. É uma mistura de centro cultural, bar, sala de exposições, sala de concertos, teatro e muitas outras coisas, mas, acima de tudo, Brandon é um enclave da cultura LGBT, que inclui todos os grupos do coletiva e tenta todos os dias expandir ainda mais suas fronteiras.

Estación Carlos Jáuregui – Av. Santa Fe com a av. Pueyrredón, Recoleta

Carlos Jáuregui é uma estação de metrô da cidade de Buenos Aires pertencente à linha H, cujo nome homenageia um dos principais ativistas do segmento LGTB do país. Ele está localizado na intersecção das avenidas Santa Fe e Pueyrredón, um canto emblemático da comunidade gay há décadas. O nome desta estação faz com que a cidade de Buenos Aires seja a primeira do mundo a ter uma estação com o nome de um ativista da diversidade sexual.

Club de Osos – Humberto 1° 1664, Constitución.

O clube foi fundado em 1997 com o objetivo de desmistificar o estereótipo do homem homossexual como uma pessoa magra, delicada e jovem. O local tem o formato de um clube de bairro e tem uma sala de festas, um pátio e uma piscina. Além disso, os ursos organizam torneios de vôlei e futebol, dias de solidariedade, palestras, leituras, debates sobre filmes e muitas outras atividades.

Mais informações: https://turismo.buenosaires.gob.ar/br




GAY BLOG by SCRUFF

Junte-se à nossa comunidade

Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais, eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.

1 COMENTÁRIO

Comente