Planejar é a melhor maneira de economizar em viagens, conta especialista

O truque para economizar é não esperar um mês antes das férias no trabalho para poder comprar a sua viagem. Planejamento é a melhor solução.

Por Verônica Guerra, redatora do Hurb

Viajar é sempre bom, renova a alma e as energias! Seja uma viagem com os amigos, família ou até mesmo se você curte encarar e viajar sozinho, é preciso viajar e viver mais experiências, criar novas histórias. Mas se você se pondera muito para poder tirar a sua viagem do papel por conta de dinheiro, você precisa é se planejar. Com um bom planejamento, você consegue curtir as férias e ainda guardar dinheiro para aquela lembrancinha.

planejamento economizar
Foto: divulgação/Loja das Pocs

O truque é não esperar um mês antes das férias no trabalho para poder comprar a sua viagem. Planeje muito! Não se ache um sonhador se começar a planejar com um ano antes. Além das pesquisas, você pode juntar dinheiro e até investir algum valor para render e ter um pouco mais para gastar. Não deixe essa oportunidade passar e comece agora a sonhar com as suas férias! O Hurb separou algumas dicas para você economizar e se planejar para sua próxima viagem de férias. Você não vai ficar só sonhando, hein?!

economizar
Foto: divulgação/Hurb

Destino

Antes de mais nada, você precisa decidir para qual destino você vai viajar. Se é uma viagem nacional ou internacional? É um destino de inverno ou você vai curtir uma viagem no litoral? Descobrir para qual destino você deseja viajar vai te ajudar nos próximos passos. Você precisa descobrir que tipo de viajante é você. Pois não adianta planejar uma viagem para Bonito, se você não é muito fã de ecoturismo.

planejamento economizar
Foto: divulgação/Hurb

Documentação

Se você optar por uma viagem internacional, é preciso se atentar a documentação. Planejando a viagem com antecedência, você consegue tirar e atualizar todas as documentações necessárias para nada dar errado nesse seu sonho. Se o destino que tem em mente está dentro da América do Sul, você precisa ter em mãos o seu RG. Para visitar os países que estão dentro da Mercosul não é preciso do passaporte. Por isso não esqueça o seu RG original, com ele você poderá viajar tranquilamente. Mas se você tem planos para viajar para outros continentes ou na América do Norte, você vai precisar do passaporte e do visto. Pode ser que alguns países da sua Eurotrip, o visto seja indispensável. Alguns países liberam brasileiros a ficarem por até 90 dias apenas com o passaporte. Mas fique ligado, é bom conferir a embaixada do país que você deseja viajar.

Outra documentação indispensável é a sua carteira de vacinação. As vacinas precisam estar em dia para você embarcar em qualquer viagem. Não só as vacinas que estão em campanhas, mas em alguns dependendo do país você precisará tomar vacinas para evitar doenças locais. Por isso é bom ficar atento aos avisos da Anvisa sobre vacinação. E planejando sua viagem, você não é pego de surpresa e não corre o risco de esquecer das vacinas e de gerar o cartão de vacinação internacional.

Planeje sua viagem para economizar Foto: divulgação/Hurb

Agilize suas reservas

Quanto antes você garantir suas reservas, melhor! No Hurb por exemplo, você garante sua viagem de férias para 2021 e melhor ainda, você consegue parcelar no boleto em até 18x. O que ajuda para aqueles que não tem tanto limite no cartão de crédito e já quer garantir os melhores preços. É bom ficar acompanhando as promoções de hotéis e resorts, para que saber qual o melhor período. É bom comprar com pelo menos 4 meses de antecedência, quanto mais próximo de sua viagem, mas caro os valores costumam ficar. Acompanhe também os voos, as companhias aéreas costumam ter promoções de madrugada. E após comprar, fique atento ao seu voo e no seu e-mail que realizou a compra. As rotas podem mudar, nem que seja uma alteração mínima, ficar sempre atento, nenhuma surpresa irá te pegar.

Planeje sua viagem para economizar Foto: divulgação/Hurb
Planeje sua viagem para economizar Foto: divulgação/Hurb

Seu dia a dia

Para poder curtir bastante em sua viagem e ter o luxo que merece, você vai precisar economizar também no seu dia a dia. Óbvio que não dá para deixar de comer para poder viajar, mas dá para fazer um esforço e se adaptar as necessidades para poder pagar a viagem. Você precisa mesmo de todos aqueles aplicativos de locomoção? Talvez optar por ir de ônibus em alguns momentos podem te deixar menos apertado e economizar bastante no momento de sua viagem. É usar aquela velha técnica que para ser sincera, nem eu coloco muito em prática. De adquirir somente o que precisa! Assim, você pode deixar o cartão livre na hora da sua viagem e isso é importante principalmente quando você está em um destino internacional, o cartão de crédito internacional, será necessário.

Foto: divulgação/Hurb

O que não pode esquecer

Quando se planeja uma viagem, só pensamos no melhor que pode acontecer, não gostamos de pensar que infelizmente, podem ocorrer alguma necessidade. A bagagem pode ser extraviada, você pode adoecer e se precisar de dentista? Para viagens internacionais, é preciso ter um seguro viagem. O seguro viagem não é um luxo e sim uma necessidade, afinal, é melhor prevenir do que remediar. Não estou agourando sua viagem, mas se certifique de garantir o seu seguro viagem, pois se acontecer algo, você pode acabar gastando muito além do imaginado.

Com o mês de novembro se aproximando, você também pode garantir ótimos preços na Black Friday, as empresas oferecem promoções com 80% de desconto. Acompanhe a Black Viagem do Hurb, garanto que você vai encontrar a viagem perfeita para você. Seja para as férias de 2020 ou 2021, tire esse sonho do papel e viva mais experiências.

Aproveite e visite o blog oficial Go Hurb, repleto de dicas de viagem e roteiros de destinos nacionais e internacionais. O Hurb valoriza o que é importante: você! ♥