Descubra os enigmas de ‘Marcados’, thriller de Caio Rossan

O livro do médico baiano, lançado na última 'Poc Con', chega ao mercado com enredo que mistura mistério e suspense

Este artigo também está disponível em: English Español

O livro Marcados, escrito por Caio Rossan, é um thriller voltado para jovens adultos que mergulha em tramas misteriosas, promove enigmas e resgata a nostalgia da Coleção Vagalume. Publicado pela Rocket Editorial em parceria com a Avec, a obra promete envolver e intrigar os leitores do início ao fim.

Livro "Marcados" (Foto: reprodução)
Livro “Marcados” (Foto: reprodução)

Conheça a trama de “Marcados”

A história de “Marcados” tem em seu enredo de Calila, uma adolescente que, ao herdar terras de seu tio-avô, é obrigada a deixar seus amigos e se mudar para a cidade onde sua mãe cresceu. Lá, ela se vê envolvida em confusões políticas e sente-se ameaçada pela série de assassinatos que devasta a cidade. Além disso, Calila descobre que seu tio-avô, supostamente morto por um infarto, na verdade, foi brutalmente assassinado.

A trama explora a jornada da protagonista para descobrir a motivação por trás dos crimes e em quem confiar em meio às conspirações. Além disso, há uma crítica social sobre as desigualdades de classe na narrativa. O ponto de vista é construído principalmente através da protagonista e de alguns amigos que ela faz na cidade.

À medida que a história avança, Calila se vê confrontada com reviravoltas que a levam a questionar a ligação entre as mortes e as mentiras que encontra pelo caminho. Ela percebe que tanto a polícia local quanto sua própria mãe parecem estar negligenciando os assassinatos, tentando encobri-los e abafá-los.

Personagens do livro “Marcados” (Foto: reprodução)

Confira a sinopse oficial:

Ao herdar propriedades do tio-avô, Calila se muda contra a sua vontade para Alto Cedro, cidade onde sua mãe cresceu. Era para ser uma solução para as dívidas de mãe e filha e um novo começo, mas logo Calila se vê embrenhada em maquinações da política local e a ambição e segredos dos novos colegas. Com o assassino da Carranca cada vez mais próximo, a jovem corre o risco de ser silenciada e descobre que não pode confiar em ninguém. Quanto sangue Calila verá derramado até descobrir a motivação dos seus algozes?

O que diz a crítica

O escritor, documentarista e jornalista brasileiro Victor Bonini descreve “Marcados” como um “thriller suculento e cruel com DNA inconfundivelmente brasileiro“, destacando o drama intenso permeado por traições, mentiras e surpresas. Ele também faz uma associação da obra com séries como “Pânico”, “Elite” e “Euphoria”, observando que Caio Rossan brinca com os clichês do gênero. “Espere mortes sangrentas, uma rede oscilante de suspeitos e a clássica ‘tirada de máscara’ do assassino que, óbvio, sempre derruba maxilares“, finaliza.

A publisher da Rocket Editorial, Cláudia Lemes, destaca que “‘Marcados’ tem tudo: uma ambientação tipicamente brasileira, um grupo de adolescentes nada ingênuos e uma trama repleta de corrupção, crimes e segredos que a cada página fica mais densa“. Ela ressalta que, além da questão sobre a identidade do assassino, o leitor se vê envolvido em outros questionamentos, como quem será a próxima vítima, qual é o passado sombrio da cidade e quem sobreviverá até o final da história.

Livro “Marcados” (Foto: reprodução)

Conheça Caio Rossan

Natural do Nordeste, Caio Rossan é apaixonado por slasher, pela “Coleção Vagalume“, Pokémon e super-heróis. Em 2020, Caio lançou a obra “Marcados” de forma independente na Amazon, no entanto, o livro conquistou a atenção da Rocket Editorial, que publicou sua versão definitiva em 2023, durante a Poc Con, uma feira de literatura queer.

Caio Rossan (Foto: reprodução)

O escritor se autodescreve como uma mistura agridoce e contra-hegemônica, e sua escrita combina elementos da cultura brasileira, suspense, política e personagens complexos. Além de se dedicar à literatura, Caio Rossan também exerce a profissão de médico.

Opinião da mídia sobre “Marcados”

De acordo com o youtuber Edu Ferrera, em seu vídeo compartilhando suas impressões sobre o livro, ele destaca positivamente a grande quantidade de personagens, ressaltando que, ao longo da leitura, é possível compreender o motivo de haver tantos. “Todos eles, em algum momento, se tornam um pouquinho suspeitos. Então isso é muito legal, quando tem muitos personagens, porque você foca em um e [depois] vai para outro“, disse. Apesar de ter achado um pouco confuso no início, Edu Ferrera menciona que as fotos dos personagens, enviadas por Caio, ajudaram-no a compreender melhor quem é quem.

Já a youtuber Bruna Maylla, do canal Pets e Livros, elogiou a construção da personagem principal, destacando-a como forte e determinada. Além disso, elogiou também a narrativa do livro, que, com diferentes pontos de vista, permite que o leitor crie diversas teorias, mantendo a leitura instigante. Ela também ressalta a representatividade racial e sexual dos personagens, destacando a fluidez de suas sexualidades como um aspecto interessante: “Aqui os personagens não tem rótulos. Eles parecem que têm realmente a sexualidade mais fluida, o que eu achei bem interessante“.

A youtuber Débora Gimenes, do canal Livros, Loucuras e… Debby, elogiou a habilidade do autor em construir cada personagem, destacando que isso faz com que o leitor se sinta parte da história. Segundo ela, “o Caio te faz entrar na história. Você não é um espectador lá atrás, você está dentro do livro“.

O youtuber Breno Bicalho, do canal Quarta Parede fez uma resenha crítica sobre o livro em seu vídeo, que foi dividido em duas partes: a primeira sem spoilers e a segunda com. Ele descreveu a obra em três atos: o primeiro com grandes revelações e eventos rápidos, o segundo focado na adaptação da protagonista na nova escola e o terceiro como “uma grande explosão” de revelações que surpreendem o leitor. “Você tem que parar para poder refletir e analisar o que está acontecendo, porque ali também começa a vir vária revelações que explodem sua cabeça“, disse.

Outra que vale destacar é a youtuber Ju Oliveira, que leu a versão em eBook do livro. Ela comentou que a história começa de forma lenta, mas ganha ritmo conforme avança, tornando-se bastante acelerada na segunda metade. “Sua narrativa é limpa, é fluida e muito gostosa de ser lida“, destacando que a leitura se torna viciante devido aos acontecimentos que se desenrolam ao longo da trama, como mortes, descobertas e revelações bombásticas.

“Marcados” convida o leitor para uma história repleta de mistérios e suspense, que promete surpreender. O livro pode ser acessado diretamente no site da editora Avec, que é parceria da Rocket Editorial. Clique aqui para conferir.

SERVIÇO

Livro “Marcados”

Autor: Caio Rossan
Categoria: Mistério, policial, suspense
Ilustrador da capa: Leandro Britto de almeida
Editor: Claudia Lemes
Diagramação: Pedro Cruvinel
Revisão: Mikka Capella e Úrsula Antunes

FORMATO
14×21 cm
292 páginas
Papel: Pólen 80gPara comprar na Avec Editora: neste link




Junte-se à nossa comunidade

Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais, eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.

NO COMMENTS

ComenteCancel reply

Discover more from GAY BLOG BR @gayblogbr

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading

Exit mobile version