Festival Drag Zona Oeste celebra a arte drag no Rio de Janeiro

O evento está marcado para o dia 13 de abril e reúne 20 drags que disputam mais de R$ 4 mil em prêmios em diversas apresentações

No próximo dia 13 de abril, o espaço Areninha Carioca Hermeto Pascoal, em Bangu, no Rio de Janeiro, será palco da 1ª edição do Festival Drag Zona Oeste. O evento promete reunir uma variedade de artistas drags em performances únicas, com premiação para as melhores apresentações. Com entrada gratuita, o Festival está agendado para iniciar às 17h.

Shannon Scarlet (Foto: reprodução)

Em matéria da BBC, escrita por Matt Cain, autor do livro “Becaming Ted”, ele define “drag” como a “arte da personificação de gênero”, em que artistas exageram aspectos “femininos” ou “masculinos”, com o intuito de entreter. Ele também fala sobre a origem do termo ser incerta, mas acredita que uma de suas raízes remonta dos vestidos utilizados pelos homens, que eram tão pesados ao ponto de precisarem ser arrastados (“dragged”, em inglês) pelo chão.

Dessa forma, é inegável a importância dos eventos que celebrem a cultura drag na disseminação desta entre o público em geral. E esse é um dos objetivos do Festival Drag Zona Oeste, como revela o diretor da ONG Subúrbio Carioca, Sérgio Abrahão. Segundo ele, “o evento procura mostrar as drags como artistas (efetivamente são) inseridos na cultura brasileira, afastando os preconceitos dessa arte que gerou tantos e importantes ícones, como Isabelita dos Patins, e hoje mantém o espírito transgressor do passado, mas frequentam Reality Shows com enorme audiência mundial; são cantoras de sucesso, além dos inúmeros concursos por todo o país”.

O Festival contará com a participação de 20 drags, que disputarão os mais de R$ 4 mil em prêmios. De acordo com a organização do evento, haverá juízes técnicos e as premiações serão divididas entre algumas categorias, como Prêmio Super Z.O; Prêmio Mídia, que analisa compartilhamento e likes no Instagram; Prêmio Torcida, para a maior torcida no dia; Prêmio Presença Cênica; Prêmio Dublagem; Prêmio Figurino; e Prêmio Make, de melhor caracterização.

Apresentadora (Foto: reprodução/Instagram/@festivaldragzo)

A produtora executiva do projeto e Mestra de Cerimônias, Alessandra Salazary, reforça sobre a importância do Festival ao legitimar em espaço cultural público uma ação feita pela comunidade LGBTQIA+. “Esses espaços, além das ações não serem fortalecidas, ainda sofrem um preconceito muito grande, e em um momento em que essa pauta está se fortalecendo cada vez mais, e sendo um dever dos equipamentos fortalecerem o acesso, não só a quem assiste, mas, também quem produz esses espetáculos, e colocarmos na cena a pauta da diversidade”, afirma.

Atrações e programação

Além do concurso, o Festival Drag Zona Oeste contará com diversas apresentações de artistas conceituados. Às 17h haverá recepção com Door Stefany Drag, e às 19h começam os shows de abertura, com Monique Rayson e Lisa Williams. Além disso, haverá também um show de encerramento com Eleonora Dior, realizando um cover de Alcione. Durante os intervalos, contaremos com o DJ Yanka Dahrk, que comandará a festa até às 2h da manhã.

Junte-se à nossa comunidade

Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais, eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.

NO COMMENTS

ComenteCancel reply

Discover more from GAY BLOG BR @gayblogbr

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading

Exit mobile version