Igreja Metodista Unida autoriza casamentos LGBT+ em suas congregações

Aprovada sem debate, medida revoga proibição de 40 anos sobre clérigos gays e proíbe penalizações locais por casamentos LGBT+

Na última quarta-feira (01), a Igreja Metodista Unida revogou proibição de 40 anos sobre “homossexuais praticantes autodeclarados“. A medida foi aprovada sem debate, como parte de um conjunto de propostas que receberam forte apoio em comitê. Além disso, os delegados também votaram para proibir penalizações locais contra clérigos ou igrejas que realizam casamentos entre pessoas do mesmo sexo. As informações são do The New York Times.

Os líderes metodistas se reuniram pela primeira vez desde o ano de 2019, após vários adiamentos devido à pandemia, e a revogação da proibição aconteceu durante o encontro em Charlotte, na Carolina do Norte. Esta mudança representa um marco significativo para a denominação, que enfrentou turbulências nos últimos anos devido a debates internos sobre questões relacionadas à sexualidade.

Espera-se que mais votos em apoio aos clérigos e fiéis LGBTQIA+ sejam realizados antes do encerramento do encontro, na sexta-feira.

A person in a gray blazer puts his hands together on his face with eyes closed. Nearby, other people also have emotional reactions. - Igreja Metodista Unida
Pastor em São Petersburgo, Flórida reage à votação (Foto: reprodução/Chris Carlson/Associated Press/The New York Times)

Saída de congregações conservadoras

Em 2019, a Igreja Metodista Unida votou para reforçar uma proibição existente sobre casamentos entre pessoas do mesmo sexo e clérigos gays e lésbicas. No entanto, desde então, houve mudanças na composição da denominação, com a saída de várias congregações conservadoras.

Segundo informações extraídas de matéria do The New York Times, no Texas, mais de 40% das igrejas metodistas deixaram a denominação. Algumas se uniram à Igreja Metodista Global, mais conservadora, enquanto outras escolheram permanecerem independentes.

Após a votação, os delegados expressaram sua satisfação e alegria com as decisões tomadas. Muitos cantaram uma música metodista que se tornou um símbolo de solidariedade e apoio para os cristãos LGBTQIA+, celebrando um momento histórico para a denominação e para a comunidade como um todo. “Amplie o círculo, amplie ainda mais“, eles cantaram. “Que esta seja a nossa canção: Ninguém fica sozinho“.




Junte-se à nossa comunidade

Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais, eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.

NO COMMENTS

ComenteCancel reply

Discover more from GAY BLOG BR @gayblogbr

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading

Exit mobile version