Justiça condena homem por homofobia, racismo e apologia ao nazismo em biblioteca de SP

Wilho da Silva Brito fou condenado a dois anos e oito meses de prisão em regime semiaberto e terá de pagar uma indenização de R$ 50 mil à Biblioteca Mário de Andrade

A Justiça de São Paulo condenou Wilho da Silva Brito, de 40 anos, a dois anos e oito meses de prisão em regime semiaberto por praticar ofensas racistas e homofóbicas e fazer apologia ao nazismo na Biblioteca Mário de Andrade, em São Paulo. As informações são do portal Uol.

O homem foi preso em flagrante em agosto deste ano, após ser filmado por pessoas que estavam na biblioteca dizendo que não gosta de negros. Na denúncia, o promotor Bruno Simonetti diz que Wilho, que tinha o livro “Minha Luta”, de Adolf Hitler, fez gestos associados ao nazismo e “depreciou e inferiorizou a coletividade de pessoas LGBT ao associá-la de forma ofensiva a comportamento reprovável, sexualizado e violento”.

Biblioteca Mario de Andrade (Foto: Divulgação)

Além da prisão, Wilho também terá de pagar uma indenização de R$ 50 mil à biblioteca. Na sentença, a juíza Larissa Tunala declarou que o homem tem uma visão “absolutamente deturpada em relação aos valores constitucionais como a igualdade entre todos”.

Entende-se [como] superior, contribuindo para disseminação do pensamento preconceituoso e, mais, de atitudes racistas“, acrescentou a juiza Larissa. O homem ainda pode recorrer sentença.

De acordo com a publicação do Uol, à Justiça, Wilho disse que admira Hitler, mas que “nunca agrediu judeu” e que não participa de grupos nazistas. Além disso, ele falou que não é obrigado a gostar de negros, mas “que convive bem com eles”. O homem ainda afirmou não ser uma pessoas homofóbica, caso contrário “já teria dado porrada”.

No dia do crime, a Secretaria Municipal de Cultura repudiou as falas e as atitudes “nazistas, homofóbicas e racistas”. Segundo a nota emitida, a pasta disse que “o espaço é marcado pelo respeito às diferenças de gênero, raça, orientação sexual e pela celebração da diversidade”.




Junte-se à nossa comunidade

Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais, eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.

NO COMMENTS

ComenteCancel reply

Discover more from GAY BLOG BR @gayblogbr

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading

Exit mobile version