Papa Francisco sugere que padres concedam bençãos para casais homossexuais

Segundo o pontífice, a intenção é que essas bênçãos sejam limitadas, decididas caso a caso e claramente distintas das cerimônias de casamento de casais heterossexuais

O Papa Francisco emitiu uma opinião que sugere uma abertura à possibilidade de padres darem bênçãos a casais do mesmo sexo. A fala foi exposta em resposta a uma série de perguntas feitas por cinco cardeais conservadores de diferentes partes do mundo, na última segunda-feira (2). Essas questões, conhecidas como “dubia”, incluíam uma pergunta específica sobre o casamento de pessoas do mesmo sexo e as bênçãos dadas a casais homossexuais por padres.

Segundo o pontífice, a intenção é que essas bênçãos sejam limitadas, decididas caso a caso e claramente distintas das cerimônias de casamento de casais heterossexuais.

Papa Francisco - Foto: Shutter/Reprodução
Papa Francisco – Foto: Shutter/Reprodução

Esse direcionamento difere da proibição explícita emitida pelo gabinete doutrinário do Vaticano em 2021. O Papa enfatizou a clareza da Igreja em relação ao sacramento do matrimônio, que, segundo ele, deve ser celebrado somente entre um homem e uma mulher e deve estar aberto à procriação. Ele também afirmou que a Igreja deveria evitar qualquer ritual que contrarie esse ensinamento.

No entanto, o Papa destacou a importância da “caridade pastoral” em todas as decisões e atitudes da Igreja, afirmando que a Igreja não deve ser apenas uma instituição que nega e exclui. Ele reconheceu que, às vezes, as bênçãos podem ser uma forma de as pessoas se aproximarem de Deus e buscarem vidas melhores, mesmo que algumas ações sejam consideradas “objetivamente moralmente inaceitáveis”.

O ensinamento da Igreja Católica é que a atração por pessoas do mesmo sexo não é pecado, mas envolver-se em atos homossexuais é considerado pecaminoso. O Papa Francisco também enfatizou que as eventuais bênçãos a casais LGBT+ não devem se tornar a norma ou receber aprovação explícita das jurisdições da Igreja, como dioceses e conferências nacionais de bispos.

“Igreja Católica está aberta a todos, inclusive aos homossexuais”, diz Papa




Junte-se à nossa comunidade

Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais, eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.

NO COMMENTS

ComenteCancel reply

Discover more from GAY BLOG BR @gayblogbr

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading

Exit mobile version