No Mês do Orgulho LGBTQIA+, a Wella Company, líder no Brasil no segmento de produtos profissionais para cabelos da indústria da beleza, realizou mais uma livecast do projeto #WellaCast com o objetivo de tornar os assuntos debatidos entre os convidados mais acessíveis e aberto a um público mais amplo. Nesta edição, os desafios da comunidade no mercado de trabalho, as dificuldades de aceitação na sociedade e ações que empresas podem tomar para contribuírem com um ambiente corporativo mais igualitário foram destaques da discussão.
Os embaixadores de Wella Professionals, Celso Kamura e Miguel Estelrich, considerados personagens relevantes no mundo da beleza e membros da comunidade LGBTQIA+, foram os convidados especiais do podcast apresentado por Gui Takahashi, jornalista, influenciadora digital e ativista da causa. Além deles, João Bonazzi, coordenador de Recursos Humanos e líder do Comitê de Diversidade da Wella Company, também esteve presente.
Celso Kamura, que iniciou sua jornada de trabalho em um escritório de contabilidade, contou que sofreu preconceito quando ingressou no universo da moda e que seu primeiro contato com beleza foi como maquiador. Já Miguel Estelrich, compartilhou que, inicialmente, seguiria os passos do seu pai no açougue da família, mas o amor pela beleza já falava mais alto quando realizou um curso para cabeleireiros aos 14 anos.
“Como embaixadores, sentimos que um dos principais pilares da Wella Company é permitir que sejamos quem queremos ser, sem precisar de máscaras ou até mesmo mascarar quem somos. Aqui a gente pode ser o verdadeiro ‘eu’ de cada um e receber apoio incondicional dos nossos colegas!“, destacaram os embaixadores.
João Bonazzi pontuou que a organização vem construindo a diversidade na prática. A criação do Comitê de Diversidade, onde os primeiros pilares estabelecidos foram educação e sensibilidade, é um bom exemplo. Com o comitê, os colaboradores aprenderam de início como lidar e acolher corretamente os membros da comunidade antes mesmo que ingressem na organização.
Outro exemplo é a parceria da empresa com a Casa1, centro de cultura e acolhimento LGBTQIA+, iniciada na campanha Love Month de 2021 e que já formou três turmas de assistentes de profissionais cabeleireiros. Bonazzi afirma que a educação é um pilar muito forte dentro da Wella Company. A organização acredita que essa iniciativa de empregabilidade, impulsionada em conjunto com o Comitê de Diversidade e a Casa1, contribui para fomentar uma sociedade mais justa trazendo representatividade e inclusão.