No Assaí Atacadista, o respeito, a inclusão e a valorização da pluralidade são importantes pilares do seu Programa de Diversidade, que norteiam diversas iniciativas internas e externas na companhia. Por meio dele, a empresa, que é considerada a sexta maior empregadora privada do país, trabalha temas prioritários, como é o caso do respeito aos direitos LGBTQIA+, que garante a equidade a todos.
O Atacadista, inclusive, tem avançado em suas ações em prol da diversidade e registrou um aumento de 41% nas pessoas trans que integram o seu time em todo o país. O indicador, que considera o uso de crachá social, refere-se ao primeiro trimestre deste ano, em comparação ao mesmo período do ano passado. Já o aumento registrado ao longo de 2022, com base no ano anterior, foi ainda mais expressivo: superior a 48%.
E quem comprova isto são os colaboradores da própria companhia, que se sentem acolhidos e valorizados. É o caso do operador de caixa Lorenzo Mattar, de 18 anos, que atua no Assaí Sete Lagoas, em Minas Gerais. Desde agosto de 2022 na empresa, ele se diz feliz e confortável para ser quem é no ambiente de trabalho. “O Assaí me deu uma grande oportunidade, pois foi meu primeiro emprego de carteira assinada. Foi uma chance de trabalhar e ser reconhecido como eu sou, sendo acolhido de uma grande maneira“, conta.
Entre as práticas de acolhimento de pessoas LGBTQIA+ implantadas no dia a dia, o atacadista conta com o uso do banheiro conforme a expressão de gênero e a disponibilização do crachá social, identificando o colaborador como prefere ser chamado. Como homem trans, Lorenzo usa e recomenda: “Eu utilizo o crachá com meu nome social e fico imensamente feliz por isso. Sou reconhecido como sou no meu local de trabalho, que se tornou minha segunda casa“.
Um dos maiores empregadores do Brasil, o Assaí Atacadista registrou um aumento de 41% nas pessoas trans que integram o seu time de colaboradores(as) em todo o país já no início deste ano. O indicador tem como base a opção autodeclarada pelo uso de crachá social e considera o primeiro trimestre de 2023 em comparação ao mesmo período de 2022. Já no comparativo anual entre 2022 e 2021 o aumento foi ainda mais expressivo: mais de 48%.
O crescimento está em linha com as ações da companhia para a valorização da diversidade. Entre as iniciativas do Assaí para o público LGBTQIA+, está a parceria com a
Junte-se à nossa comunidade
Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais, eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.