Casal é vítima de transfobia após nascimento do filho e não consegue registrar nascimento em cartório

O hospital registrou o nome do pai como de "mãe" e vice-versa

Um casal que mora em Jaraguá do Sul, no norte de Santa Catarina, fez um B.O no último dia 4 de fevereiro para denunciar uma situação de transfobia após o nascimento do filho.  A unidade de saúde emitiu a certidão de forma errada, escrevendo que o pai Derick Wolodasczyk, de 24 anos, quem deu à luz, porém no documento o nome dele foi escrito como “mãe”, e sua esposa, Terra Rodrigues, de 23, foi escrito no local designado como pai.

Procurado, o hospital informou que segue a instrução do Ministério Público para preencher a Declaração de Nascido Vivo (DNV).

Neste dia 9 de fevereiro, o casal foi à delegacia modificar o Boletim de Ocorrência que foi feito de forma virtual como crime de injúria. Os advogados de ambos desejam que o caso seja tratado como racismo, que foi equiparado à homofobia em 2020.

A advogada de ambos, Ana Cristina Cunha Rodrigues, disse que ambos não tiveram seus nomes e identidades de gênero respeitados.

“Desde o momento que eles pisaram no hospital, eles não tiveram os nomes sociais respeitados. Foi um desrespeito essa questão do documento” – afirmou a advogada. Derick e Terra também estudam a possibilidade de processar a instituição.

Já o Hospital e Maternidade Jaraguá disse que segue as exigências do manual de instruções para preenchimento da declaração, proposto pelo Ministério da Saúde. O protocolo exige que o registro traga os dados da parturiente como mãe.

“As equipes da maternidade e da assistência social do hospital prestaram todo o atendimento ao casal e ao bebê, inclusive realizando o encaminhamento do casal à Promotoria do município, que deverá prestar auxílio à família. O hospital está à disposição para esclarecer as dúvidas”, disse em nota. Com informações do G1




Junte-se à nossa comunidade

Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais, eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.

NO COMMENTS

ComenteCancel reply

Discover more from GAY BLOG BR @gayblogbr

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading

Exit mobile version