GAY BLOG BR by SCRUFF

Em novembro, estreou a exposição “Tybyras: Caminhos de uma Amazônia Queer”, do artista visual paraense Henrique Montagne, estreia no Museu da Diversidade Sexual (MDS), em São Paulo. A mostra segue em cartaz até o dia 11 de janeiro de 2026, com entrada gratuita, sendo necessária a retirada de ingressos na plataforma Sympla e na bilheteria física.

Exposição no Museu da Diversidade Sexual revisita memórias LGBT apagadas da Amazônia
Exposição no Museu da Diversidade Sexual revisita memórias LGBT apagadas da Amazônia (Foto: divulgação)

O projeto apresenta um conjunto de fotografias, desenhos e textos que abordam relações entre território amazônico, corpo e identidade. A proposta articula discussões sobre gênero, sexualidade e ancestralidade indígena e cabocla a partir de experiências vividas em diferentes regiões do Pará.

A exposição tem como referência a história de Tibira do Maranhão, indígena Tupinambá executado no período colonial por expressar uma identidade de gênero e sexualidade dissidente. A partir desse episódio histórico, o trabalho revisita memórias apagadas e estabelece conexões com debates contemporâneos sobre direitos e meio ambiente.

As obras foram desenvolvidas a partir de vivências em locais como Belém, Ilha do Marajó, Carajás e Tapajós. O processo inclui trocas com pessoas LGBTQIA+ indígenas, mestiças e caboclas, cujas narrativas integram o percurso expositivo. “Tybyras é um gesto político e poético. Falar da Amazônia queer é falar de sobrevivência, de afetos e da urgência de existir em meio à tentativa constante de apagamento. Essa exposição é também um aldeamento afetivo, construído a muitas mãos, entre corpos e territórios que resistem e florescem”, afirma Montagne.

Exposição no Museu da Diversidade Sexual revisita memórias LGBT apagadas da Amazônia
Exposição no Museu da Diversidade Sexual revisita memórias LGBT apagadas da Amazônia (Foto: divulgação)

No espaço do museu, imagens em grande formato, desenhos em grafite e textos poéticos compõem um trajeto que relaciona floresta e corpo como dimensões interdependentes. A exposição propõe a leitura da Amazônia como um território social e cultural, além de ambiental.

Tybyras: Caminhos de uma Amazônia Queer” pode ser visitada de terça a domingo, das 10h às 18h, no Museu da Diversidade Sexual, localizado na Rua do Arouche, 24, piso mezanino, próximo ao Metrô República. Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados na bilheteria ou pela plataforma Sympla.

Serviço

Exposição: “Tybyras: Caminhos de uma Amazônia Queer”
Exibição: Até 11 de janeiro
Local: Museu da Diversidade Sexual (Metrô República – Saída Arouche – Praça da República, 299 – República, São Paulo – SP)
Horário: De terça a domingo, das 10h às 18h
Ingressos: Gratuitos, na bilheteria do MDS e na plataforma Sympla




Junte-se à nossa comunidade

Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais, eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.

Comente