’13 Sentimentos’, novo filme de Daniel Ribeiro, chega aos cinemas em junho

Do mesmo diretor de "Hoje Eu Quero Voltar Sozinho", longa-metragem traz Artur Volpi no papel de um cineasta gay que, após ter a produção de filme cancelada, descobre fonte de renda dirigindo vídeos eróticos caseiros

Este artigo também está disponível em: English

Na continuidade de seu notável percurso no cinema brasileiro, Daniel Ribeiro retorna às telas com “13 Sentimentos”, um filme que segue a aclamação de “Hoje Eu Quero Voltar Sozinho”, marcado por seu impacto cultural e sucesso de crítica. A nova obra, com estreia prevista para o dia 13 de junho, é distribuída pela Vitrine Filmes e produzida em colaboração com a Lacuna Filmes, Claraluz Filmes, Canal Brasil e Telecine.

'13 Sentimentos', novo filme de Daniel Ribeiro, chega aos cinemas em junho - Divulgação
’13 Sentimentos’, novo filme de Daniel Ribeiro, chega aos cinemas em junho – Divulgação

“13 Sentimentos” apresenta Artur Volpi no papel de João, um jovem cineasta que, após o término de uma relação de uma década, mergulha no universo dos aplicativos de encontros. O enredo se desenrola quando ele conhece Vitor, interpretado por Michel Joelsas, desencadeando uma nova paixão que João tenta meticulosamente moldar, como se dirigisse um filme.

O filme incorpora reflexões pessoais do diretor Daniel Ribeiro, que se inspira em suas próprias experiências amorosas para construir a narrativa. “13 Sentimentos” é descrito por Ribeiro como um estudo sobre como as pessoas utilizam a ficção para escapar ou reinterpretar suas vidas. Esta obra faz parte de uma trilogia que Ribeiro está desenvolvendo sobre relacionamentos e emoções, culminando em “Amanda e Caio”, que explorará a vida de um casal trans.

“Eu acredito que escrever um roteiro e fazer um filme sobre minhas experiências é uma forma de compreender melhor meus sentimentos, e neste filme isso foi transferido para o personagem João, que também passa a escrever um roteiro onde ele pode transformar as partes da realidade que o desagradam, reviver cenas do passado como ele gostaria de ter vivido e reescrever os finais para serem mais felizes. Muitas pessoas aproveitam a experiência de assistir a um filme de ficção como um espelho da própria vida e, consequentemente, compreender melhor os próprios sentimentos, compartilhando-os secreta e intimamente com os personagens dos filmes. 13 SENTIMENTOS, de alguma maneira, aborda essa ideia de buscar uma fuga nas histórias ficcionais, mas também lembra que uma hora precisamos enfrentar a realidade“, conta Daniel.

’13 Sentimentos’, novo filme de Daniel Ribeiro, chega aos cinemas em junho – Divulgação

Além das temáticas de amor e separação, o filme também aborda o papel omnipresente das redes sociais nas interações modernas, tentando apresentar de maneira criativa as conversas mediadas por tecnologia, evitando a representação explícita de telas de celular e optando por diálogos que refletem as interações digitais.

“Não tem como fugir de celulares, mensagens e redes sociais quando se faz um filme sobre relações humanas em 2024. Por outro lado, eu não queria que a gente ficasse vendo tela de celular nem mensagens sendo escritas na imagem. Dessa forma, tivemos que ser criativos em traduzir para o cinema as interações via celular, a exemplo de como vemos um longo diálogo entre duas pessoas que estão conversando em um aplicativo de relacionamento. A outra solução foi sempre trazer para o diálogo aquilo que os personagens estavam vendo no celular, deixando para o espectador imaginar o que os personagens estão vendo”, explana Ribeiro,

Filmado em 2023, “13 Sentimentos” capta um período de otimismo renovado para a comunidade LGBT+ no Brasil, representando um anseio coletivo por um futuro onde a diversidade seja não apenas aceita, mas celebrada. O filme não apenas continua o diálogo sobre questões LGBTQ+ iniciado por Ribeiro em filmes anteriores, mas também expande esse diálogo ao representar a complexidade das relações humanas em uma era digital.

“Era um momento em que pessoas LGBT+ estavam voltando a respirar aliviadas depois de um período sombrio, de tensão e insegurança sobre o futuro. Acho que o filme traz esse sentimento de esperança, de um Brasil em que a diversidade é possível, onde todos podem viver sem medo de ser quem são”, explicou Daniel.

A escolha do elenco reflete um compromisso com a diversidade, com atores emergentes e estabelecidos que trazem suas vozes únicas para o projeto, enriquecendo a narrativa com autenticidade e profundidade emocional.

Artur Volpi e Cleomacio Inácio – Divulgação

“13 Sentimentos” estreia em um momento oportuno, precedido por um teaser especial que será exibido durante a transmissão do concerto de Madonna no canal Multishow. Este momento de divulgação é estrategicamente escolhido para maximizar a visibilidade e o impacto, prometendo um lançamento impactante para uma obra que visa não apenas entreter, mas também provocar reflexão e diálogo sobre a natureza do amor e do relacionamento no século XXI.

Artur Volpi e Igor Cosso – Foto: Divulgação

PREMIADO DANIEL

Daniel Ribeiro é diretor de “Hoje Eu Quero Voltar Sozinho” (2014), ganhador do Teddy Award e do FIPRESCI Prize no Festival de Berlim 2014 e indicação do Brasil para o Oscar de 2015. Dirigiu “Café com Leite”(2008), “Eu Não Quero Voltar Sozinho” (2010) e “Love Snaps” (2016), curtas que participaram de mais de 180 festivais ao redor do mundo e que receberam 115 prêmios, entre eles o Urso de Cristal no 58º Festival de Cinema de Berlim e o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro de Melhor Curta-Metragem de Ficção. Criou, escreveu e dirigiu a série “Todxs Nós” (2020 – HBO).

REDES

Instagram: https://www.instagram.com/13.sentimentos
Twitter: https://twitter.com/13_Sentimentos
TikTok: https://www.tiktok.com/@13sentimentos
Facebook: https://www.facebook.com/13Sentimentos
Koo: https://www.kooapp.com/profile/13.Sentimentos
Telegram: https://t.me/Filme13Sentimentos

“13 Sentimetos”

Ficha Técnica
Direção: Daniel Ribeiro
Roteiro: Daniel Ribeiro
Produção: Daniel Ribeiro, Diana Almeida e Fernando Sapelli
Elenco: Artur Volpi, Ju Gerais, Marcos Oli, Michel Joelsas, Bruno Rocha, Daniel Tavares, Fabricio Pietro, Helena Albergaria, Maitê Schneider, Sidney Santiago Kuanza, Igor Cosso, Clemácio Inácio, Rafa Americo, Marco Barreto, João Victor Toledo, Arthur Alfaia, Pither Lopes, Heron Leal, Hugo Kenzo
Direção de Fotografia: Pablo Escajedo
Direção de Arte: João Vitor Lage
Trilha Sonora: Arthur Decloedt
Montagem: Cristian Chinen
Gênero: comédia romântica
País: Brasil
Ano: 2024
Duração: 100 minutos

Daniel Ribeiro anuncia ‘Amanda e Caio’, longa com elenco 100% formado por pessoas trans




Junte-se à nossa comunidade

Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais, eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.

1 COMENTÁRIO

ComenteCancel reply

Discover more from GAY BLOG BR @gayblogbr

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading

Exit mobile version