GAY BLOG BR by SCRUFF

Nesta quarta-feira (27), o Festival Internacional de Cinema Queer Especulativo do Recife, conhecido como Fabulosa, iniciou sua segunda edição, agora no Cinema da Fundação (sala Derby). O evento traz quase 50 produções nacionais e internacionais, misturando exibições cinematográficas com performances ao vivo. O evento vai até sábado (30).

2ª edição de Fabulosa, festival de cinema queer especulativo, acontece em Recife
Ruby Nox (Foto: divulgação/Nina Xará)

A edição deste ano conta com a presença da drag queen pernambucana Ruby Nox, participante da segunda temporada do Drag Race Brasil. Ela será a anfitriã do festival, apresentará as sessões e fará performances exclusivas. O festival também preparou o “Drag Day”, que terá apresentações das queens Bhelchi, de Minas Gerais, e Leviathan, de Alagoas.

Assista à vinheta oficial:

Segundo o diretor Henrique Arruda, houve recorde de inscrições para esta edição: “Recebemos quase 250 inscrições de filmes do país inteiro, muitos deles incentivados pela Aldir Blanc, e Paulo Gustavo, de diretores e diretoras estreantes, e isso é absolutamente incrível, porque estamos presenciando uma renovação do cinema que se reinventa através dos filmes queers de gênero, e de guerrilha, que acreditam na criação de novos mundos, na reinvenção de futuros contra a opressão”, afirma.

Produções e atrações para o Fabulosa

A programação inclui a volta da sessão “As Malignas Comentam”, na qual os personagens de Fato Kaim e Domingos Jr. fazem comentários em tempo real sobre um longa convidado. Neste ano, o destaque é o filme mineiro “Drag Killer, de Johnny Victor, além de um clássico surpresa exibido no encerramento.

2ª edição de Fabulosa, festival de cinema queer especulativo, acontece em Recife
Drag Killer (Foto: divulgação)

Entre os destaques, a mostra A Onda de Filmes Queer em Super 8 da Paraíba abre o festival com cinco curtas restaurados, produzidos nos anos 1980 durante a ditadura militar. Já a mostra competitiva pernambucana Maracatrônica premiará os vencedores com o Troféu Maracatrônica, criado pelo artista Gino Batidão.

O evento também convida a Kiki House of Kunoichis para uma performance que leva a cultura ballroom para a sala de cinema. A casa, fundada em 2018, é a primeira transcentrada do movimento em Pernambuco.

Kunoichis (Foto: divulgação)

Outra atração é a retrospectiva dedicada ao cineasta norte-americano Todd Verow, que terá exibidos curtas de sua carreira e a premiére nacional de “Memorabília”, filme codirigido com Charles Lum. A obra reúne registros em Super 8 e arquivos pessoais dos anos 1970 a 1990.

Confira a programação dos próximos dias:

  • 28.08 – (Quinta-feira)

18h20 – Sessão 6: Mostra MARACATRÔNICA Competitiva de Curtas-Metragens Pernambucanos, com performances da Kiki House of Kunoichis
21h – Sessão7: +18: LOVE-ME HARD

  • 29.08 – (Sexta-feira)

17h40 – Sessão 8: Mostra ONTEM SONHEI COM VOCÊ – Competitiva de Curtas – Metragens Nacionais
20h – Sessão 9: As Malignas Comentam: DRAG KILLER, de Johnny Victor (MG), com performances de Bhelchi, Leviathan, e Ruby Nox

  • 30.08 – (Sábado)

14h – Sessão 10: MEMORABÍLIA – Premiére Nacional do novo longa-metragem de Todd Verow (EUA)
15h30 – Sessão 11: AS MALIGNAS COMENTAM um CLÁSSICO + Premiação e encerramento do festival

A programação completa está disponível no Instagram oficial do festival @festivalfabulosa.

Recife sedia a 1ª edição de ‘Fabulosa’, festival de cinema queer especulativo




Junte-se à nossa comunidade

Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais, eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.

Comente