GAY BLOG BR by SCRUFF

O documentário “Apolo”, codirigido por Tainá Müller e Isis Broken, estreia no circuito comercial nesta quinta-feira, 27 de novembro, após receber dois prêmios no Festival do Rio: Melhor Longa-Metragem Documentário e Melhor Trilha Sonora Original. As sessões estão confirmadas em São Paulo, Rio de Janeiro, Manaus e Balneário Camboriú. A classificação indicativa é de 12 anos.

Assista ao trailer:

A obra acompanha a gestação de Apolo e o cotidiano de Isis Broken e Lourenzo Gabriel, casal trans que vivencia processos de maternidade e paternidade em um contexto social marcado por estigmas. O filme registra o período em que Lourenzo, homem trans, vive a experiência de dar à luz, expondo tensões e adaptações necessárias diante de instituições pouco preparadas para essas realidades familiares.

Em sua estreia na direção de longas, Tainá Müller relata que o desejo de retomar o audiovisual surgiu durante a pandemia. “Durante meu tempo como repórter da MTV, sempre buscava trazer alguma poesia para as reportagens que fazia sobre música, mas os vinte anos que me dediquei inteiramente à carreira de atriz acabou deixando para trás essa minha raiz no audiovisual. Durante a pandemia foi justamente quando essa inquietação de contar histórias de forma mais autoral voltou a ‘bater na minha porta’”, afirma.

Para Isis Broken, que também assina a direção, o processo foi atravessado por vulnerabilidades: “Todos os momentos tiveram suas particularidades e dificuldades, porque estávamos expondo a nossa família, que vivia um preconceito muito grande. Apesar de tudo, sabíamos que não estávamos sozinhes, tínhamos amor, coragem e o apoio de muitas pessoas que acreditam na luta por respeito e dignidade”.

As duas diretoras destacam que o filme pretende contribuir para a circulação de temas que seguem à margem do debate público. “As pautas sobre famílias transcentradas, sobre maternidade e paternidade trans, precisam ser visibilizadas. É difícil, mas é também uma forma de resistência e de construção de um futuro mais justo”, diz Isis.

Tainá reforça que a centralidade do conceito de família nas disputas políticas contemporâneas torna urgente a ampliação desse entendimento: A entidade ‘família’ é um conceito capturado no mundo inteiro hoje pela política, pois entenderam que em um mundo fragmentado, é onde as pessoas se fortalecem. Mas há uma distorção que tenta limitar esse conceito a uma caixinha de ‘normatividade’ e acho que ‘Apolo’ vem para mostrar que outros modelos familiares não só são possíveis, como merecem igual respeito”.

Serviço

“Apolo”

Local: Espaço Petrobras de Cinema
Endereço: Rua Augusta, 1475 – Consolação, São Paulo (SP)
Datas: a partir de 27 de novembro de 2025
Horários: sessões diárias às 18h; Clube do Professor em 29 de novembro às 10h30; Debate Folha em 1º de dezembro às 19h30
Gênero: documentário
Ingressos: consulte valores e disponibilidade na bilheteria
Classificação indicativa: 12 anos
Duração aproximada: 82 minutos

Rio de Janeiro – Estação Net Botafogo
Endereço: Rua Voluntários da Pátria, 88 – Botafogo, Rio de Janeiro (RJ)
Horários: sessões diárias às 17h50

Balneário Camboriú – Arthousebc
Endereço: Rua São Paulo, 581 – Estados, Balneário Camboriú (SC)
Horários: 27 e 29 de novembro às 19h35; 28 e 30 de novembro às 16h

Manaus – Cine Casarão
Endereço: Rua Barroso, 279 – Centro, Manaus (AM)
Horários: 27 de novembro às 20h; 28 de novembro às 15h30; 29 de novembro às 18h20; 30 de novembro às 19h50

Gravidez de homem trans é o eixo de ‘Apolo’, que chega aos cinemas nesta quinta - Divulgação
Gravidez de homem trans é o eixo de ‘Apolo’, que chega aos cinemas nesta quinta – Divulgação

FICHA TÉCNICA – “Apolo” (2025)

Elenco
Isis Broken
Lourenzo Duvale

Direção
Tainá Müller
Isis Broken

Produtoras
Capuri

Produção
Bianca Villar
Eduardo Rezende
Fernando Fraiha
Karen Castanho
Thiago Mascarenhas

Produção Executiva
Eduardo Rezende
Thiago Mascarenhas

Direção de Fotografia
Nico Mascarenhas
Yves Bruno Fontin Genn

Montagem
Tatiana Lohmann

Som Direto
Ricardo Reis

Edição de Som
Miriam Biderman

Trilha Sonora
Plínio Profeta




Junte-se à nossa comunidade

Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais, eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.

Comente