GAY BLOG BR by SCRUFF

No dia 20 de novembro de 2025, quinta-feira, às 17h, a Livraria Megafauna, no Edifício Copan, em São Paulo, recebe o lançamento do primeiro livro do produtor cultural e escritor Vini Rigoletto. Publicado pela Mazza Edições, o título “Nini, o menino que o vento levou” marca a estreia do autor na literatura e integra a programação do Mês da Consciência Negra, com entrada gratuita.

'Nini, o menino que o vento levou' - Divulgação
‘Nini, o menino que o vento levou’ – Divulgação

A narrativa, em primeira pessoa, acompanha Nini, um menino de cabelos rebeldes que observa o mundo a partir da rua Siqueira Campos. Entre o quintal, a calçada e o vento, ele constrói um processo de autoescuta e reconhecimento. O cabelo funciona como fio condutor da história e se apresenta como marca de identidade, herança e resistência. A partir dessa imagem, o personagem se aproxima de uma memória coletiva, atravessada pela presença de pessoas mais velhas, pela música, pela teatralidade e por rituais do cotidiano.

As ilustrações de Thiago Amormino acompanham o texto e dialogam com essa perspectiva de infância atravessada por memória e ancestralidade. A proposta se insere no contexto de narrativas negras e LGBTQIA+ no Brasil contemporâneo, aproximando literatura infantil, afetos e discussões sobre pertencimento.

Vini Rigoletto - Foto:Gisely Passos
Vini Rigoletto – Foto:
Gisely Passos

Bate-papo sobre identidade e narrativas

O lançamento inclui um bate-papo com o autor e três convidados, Carol Berto, Alê Garcia e Amanda Souza, que aprofundam os temas do livro, especialmente identidade, estética e construção de narrativas.

Carol Berto é mentora de posicionamento, imagem e comunicação estratégica. Há duas décadas empreende e, há quase dez anos, orienta marcas pessoais e empresas na definição de presença pública com foco em identidade e coerência entre discurso e prática. Sua abordagem afrocentrada e crítica busca deslocar narrativas de invisibilidade, articulando estética, cultura e posicionamento profissional. No ambiente digital, mantém o perfil @carolbberto.

Alê Garcia é escritor, criador de conteúdo, palestrante e empresário. Finalista do Prêmio Jabuti e vencedor do Prêmio Fundação Biblioteca Nacional, também foi citado pela Forbes em uma lista de creators negros do país e incluído pela Bantumen entre personalidades de destaque na lusofonia. Sua atuação une literatura, audiovisual e projetos de comunicação voltados a temas como ancestralidade, cultura e experiência negra no Brasil. No Instagram, assina como @alegarcia.

Amanda Souza é comunicadora, palestrante, consultora de imagem e podcaster. Ganhou projeção nacional ao participar da segunda temporada de “Casamento às Cegas Brasil” e coapresentar o programa ao vivo “O Reencontro”, ambos da Netflix. É TEDx Speaker, colunista da revista “Boa Forma”, finalista do Prêmio iBest na categoria Diversidade e Inclusão e atua em ações de defesa da liberdade corporal. Com parcerias com marcas de grande alcance, trabalha em iniciativas de autoestima e valorização da diversidade de corpos. Nas redes, utiliza o perfil @souamandasouzaa.

Serviço

Lançamento do livro “Nini, o menino que o vento levou”
Data 20 de novembro de 2025, quinta-feira, às 17h
Local Livraria Megafauna, Edifício Copan, centro de São Paulo
Entrada franca

Sobre o autor

Vini Rigoletto atua há cerca de 20 anos na produção cultural, com experiência em projetos de artes visuais, teatro e música. Atualmente é responsável pela gestão de exposições do Instituto Moreira Salles (IMS) e já trabalhou no Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo, em iniciativas de difusão da cultura brasileira. É criador e curador do projeto “Minha Representatividade, Meu Empoderamento”, mostra fotográfica realizada no Mês da Consciência Negra na capital e que posteriormente circulou pelo interior do estado.

Na área de artes cênicas, Rigoletto trabalhou por anos com teatro musical, incluindo a produção do espetáculo “Trair e Coçar é Só Começar”. Também participou do reality comportamental “Desafio Aceito”, do UOL. Em “Nini, o menino que o vento levou”, ele transforma lembranças e experiências em narrativa voltada à infância, com ênfase em memória, pertencimento e ancestralidade.




Junte-se à nossa comunidade

Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais, eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.

Comente