A psicóloga e pesquisadora Julia Bueno lança o livro “Nas esquinas do cuidado: Brenda Lee e a redução de danos”, resultado de sua pesquisa de mestrado e agora publicado pela Editora Telha. A obra analisa experiências de pessoas trans e travestis que, muito antes da formulação de políticas públicas, já atuavam na prática do cuidado comunitário e da saúde coletiva em contextos de exclusão social.

O livro parte de narrativas sobre redução de danos, cuidado e transfobia, abordando a temática a partir de uma perspectiva construcionista e feminista. A autora propõe compreender a redução de danos não somente como tecnologia de saúde, mas como estratégia de sobrevivência desenvolvida em meio a desigualdades estruturais que atravessam gênero, classe e acesso a direitos.
Segundo Julia Bueno, a pesquisa confronta leituras que limitam pessoas trans a uma posição passiva nas políticas de cuidado. “Para mim foi muito importante perceber como existe uma narrativa que insiste em ver pessoas trans apenas como sujeitas marginalizadas que ‘precisam de cuidado’. Quando vamos a fundo na história, encontramos Brenda Lee, Cláudia Wonder, Jovana Baby e tantas outras que foram centrais na construção de políticas públicas e na transformação cultural do país. São trajetórias potentes, mas sistematicamente apagadas, quase como um projeto para nos expulsar da história e negar até o nosso direito à memória”, afirma.
A publicação discute ainda como a transfobia se manifesta inclusive em espaços que se apresentam como promotores de direitos humanos, defendendo a necessidade de uma abordagem interseccional da saúde. A análise considera fatores estruturais que produzem vulnerabilidades e destaca práticas desenvolvidas por travestis como referências éticas e políticas no campo do cuidado.
Ao homenagear Brenda Lee, figura central no acolhimento de pessoas LGBTQIA+ e no atendimento a pessoas vivendo com HIV décadas atrás, o livro recupera uma história anterior à própria institucionalização dessas políticas. O trabalho desenvolvido por Brenda Lee é apresentado como parte fundamental da construção de respostas comunitárias à epidemia e à exclusão social em um período marcado pela ausência do Estado.

Sobre a autora
Julia Bueno é formada em Psicologia pelas Faculdades Integradas de Guarulhos, especialista em Psicologia Política pela USP, mestra em Psicologia pela UFPE e doutoranda na mesma instituição. Atua como pesquisadora no Grupo de Estudos de Gênero e Masculinidades, trabalha como redutora de danos e psicóloga clínica. É autora do livro de poesias “Amor & Revolta” e cofundadora do coletivo Psicodelia Baixo Astral.
Sobre a Editora Telha
Criada no Rio de Janeiro em 2019, a Editora Telha publica obras de diferentes áreas e origens, com foco em perspectivas pouco visibilizadas no mercado editorial. Seu primeiro lançamento, “Motel Brasil: uma antropologia contemporânea”, de Jérôme Souty, foi finalista do Prêmio Jabuti 2020.
Serviço
Livro: “Nas esquinas do cuidado: Brenda Lee e a redução de danos”
Autora: Julia Bueno
Editora: Telha
Páginas: 110
Preço: R$ 45,00
Venda: neste link
Junte-se à nossa comunidade
Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais, eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.














