A partir de 4 de setembro, o Teatro Poeirinha, em Botafogo (RJ), recebe o solo “Eu sou um monstro”, escrito, dirigido e protagonizado por Fause Haten. A montagem, inédita no Rio, será apresentada até 26 de outubro, de quinta a sábado às 20h, e aos domingos às 19h.

Criado a partir de um episódio marcante da vida do pintor irlandês Francis Bacon, o trabalho une teatro, performance, vídeo e artes plásticas. O ponto de partida foi o suicídio de George Dyer, companheiro de Bacon, na véspera da abertura de uma retrospectiva do artista no Grand Palais de Paris, em 1971.
“Eu assisti a um documentário sobre a vida do Francis Bacon e tomei conhecimento desse acontecimento que me atordoou”, conta Haten. “Inspirado por esse relato, escrevi um conto ficcional. Depois, surgiu a ideia de transportar a narrativa para o teatro… É uma obra que tem esse momento na vida do Bacon como gatilho, mas é um texto que fala de todos os artistas”, completa.
A performance encerra uma trilogia autoral iniciada com “A Feia Lulu” (2014) e “Lili Marlene – Um Anti Musical” (2017). A abordagem de Haten propõe uma relação não convencional com o público, mesclando momentos de improviso, narrativa intensa e imagens visuais que compõem sua pesquisa artística, chamadas de “Selfiesculturas”. “Durante o ano em que trabalhei o texto, estava fazendo esses experimentos… Algum tempo depois entendi que essas imagens eram os rostos distorcidos das obras do Bacon e representavam as obras do artista que descrevo na minha performance”, explica.

A estreia nacional ocorreu em abril de 2024, no Sesc Pompeia, em São Paulo, e a obra também passou pelo Teatro Vivo (SP) e pela Sala do Coro do Teatro Castro Alves (Salvador). Em 2025, a N-1 Edições lançou uma publicação com o texto e imagens da performance.
Nascido em São Paulo, filho de imigrantes libaneses, Fause Haten iniciou sua carreira na moda nos anos 1990. Desde 2006, desenvolve projetos em artes cênicas e visuais. Formado pelo Teatro Escola Célia Helena, transita entre teatro, vídeo, escultura, pintura e fotografia.
SERVIÇO
Espetáculo: Eu sou um monstro
Local: Teatro Poeirinha – Rua São João Batista, 104 – Botafogo, RJ
Temporada: de 4 de setembro a 26 de outubro de 2025
Dias e horários: quinta a sábado às 20h, domingos às 19h
Ingressos: R$ 100 (inteira) e R$ 50 (meia-entrada)
Classificação: 14 anos | Duração: 50 minutos
Bilheteria: terça a sábado, das 15h às 20h; domingos, das 15h às 19h
Junte-se à nossa comunidade
Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais, eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.














