Na próxima sexta-feira (19), o musical “Ney Matogrosso – Homem com H” volta aos palcos de São Paulo, no Teatro Porto. A temporada vai até 7 de dezembro, com apresentações às sextas e sábados, às 20h, e aos domingos, às 17h. Uma pré-estreia para convidados está marcada para quinta-feira (18).

A montagem já percorreu cinco cidades brasileiras, sendo elas Rio de Janeiro, Natal, Recife, Fortaleza e Curitiba, e foi assistida por mais de 70 mil pessoas. O espetáculo é produzido pela Paris Cultural e tem texto de Emílio Boechat e Marilia Toledo. No elenco, o cantor é interpretado por Renan Mattos, acompanhado por 16 atores e uma banda com seis músicos.
Revisitando a história de Ney Matogrosso
A narrativa começa em um show do Secos & Molhados durante a Ditadura Militar, quando Ney Matogrosso foi hostilizado por parte da plateia. A partir daí, a peça mescla episódios da infância, juventude e carreira do artista, sem seguir ordem cronológica. Para compor o enredo, os autores recorreram a três biografias já publicadas, além de entrevistas, matérias jornalísticas e vídeos.

O próprio Ney colaborou no processo, fornecendo informações sobre momentos centrais de sua vida. “Ney é um artista único, com uma visão cênica impressionante. Ele cuida de todas as etapas de sua performance. Além da escolha de repertório e banda, pensa no figurino, na iluminação, na direção geral. E, quando está em cena, transforma-se em diferentes personagens. Ele nunca estudou dança e, quando o assistimos, parece que nasceu sabendo dançar. Mas ele jamais se coreografa. É sempre um movimento livre”, conta Toledo.
Segundo informações enviadas via assessoria de imprensa, Renan Mattos relatou o desafio que é retratar um artista tão completo e importante para a cultura brasileira. Para ele, Ney Matogrosso é um artista camaleônico: tem um lado reservado na vida pessoal, mas no palco se transforma, trazendo diferentes personas a cada música, vistas como místicas, misteriosas e até selvagens. “Eu não me sinto interpretando o Ney e sim pedindo licença e pegando emprestado tudo aquilo que ele transformou na música e na vida das pessoas, todos os caminhos que ele abriu para pessoas e artistas como eu e isso é muito significativo”, destaca.

Liberdade
Outro eixo do espetáculo é a liberdade artística e pessoal, abordada a partir da postura de Ney Matogrosso diante da censura e da repressão na década de 1970. A montagem também incorpora referências ao amor livre e à sua bissexualidade, aspectos declarados desde o início de sua carreira.
“Principalmente, a liberdade de ser quem se é, a qualquer custo. Ney combateu a ditadura não com palavras, mas com sua atitude cênica, entrando maquiado e praticamente nu no palco e na televisão, na época de maior censura que o país já viveu. As ambiguidades que ele sempre trouxe para o público foram pauta na década de 70 e permanecem em pauta até os dias de hoje. Ele também sempre foi adepto do amor livre e deixou clara a sua bissexualidade desde o início”, destaca Toledo.
A produção ainda reproduz alguns dos figurinos mais conhecidos do artista. A figurinista Michelly X pesquisou peças originais para recriá-las em palco, mantendo a autenticidade que marcou a trajetória do cantor.
Sinopse
A peça mostra momentos marcantes da vida e carreira de Ney Matogrosso, costurando episódios da infância, juventude e explosão artística. Sem seguir uma ordem cronológica, a narrativa mistura fatos reais, imagens poéticas, que dialogam com sua trajetória.
Ficha técnica
Texto: Marilia Toledo e Emílio Boechat
Direção: Fernanda Chamma e Marilia Toledo
Coreografia: Fernanda Chamma
Direção Musical: Daniel Rocha
Cenografia: Carmem Guerra
Figurinos: Michelly X
Visagismo: Edgar Cardoso
Desenho de som: Eduardo Pinheiro
Desenho de luz: Fran Barros & Tulio Pezzoni
Preparação vocal: Andréia Vitfer
Realização: Paris Cultural
Patrocínio: Porto Seguro
Produção Geral: Paris Cultural
Elenco por ordem alfabética:
Renan Mattos – Ney
Bruno Boer – Ney Cover
Vinícius Loyola e Pedro Arrais – Cazuza, Tonho, Cláudio Tovar e Romildo
Giselle Lima – Beíta, Renate Beija-Flor e Sandra Pera
Hellen de Castro – Rita Lee, Sylvia Orthof, Gilda e Yara Neiva
Enrico Verta – Gerson Conrad, Eugênio, André Midani e Frejat
Abner Debret – Vicente Pereira e Vitor Martins
Matheus Paiva – João Ricardo, Nilton Travesso e Marco de Maria
Dante Paccola – Ney Jovem, Mazzola e Paulnho Mendonça
Maria Clara Manesco – Luli, Lidoka e Fã
Tatiana Toyota – Elvira, Rosinha de Valença
Léo Rommano – Titinho, Moracy do Val, Luiz Fernando Guimarães e Arthur Moreira Lima
Ju Romano – Lena, Regina Chaves
Maurício Reducino – Ensemble
Valffred Souza – Ensemble
Vitor Vieira – Matogrosso e Guilherme Araújo
Oscar Fabião – Dódi e Grey
Banda
Teclado 1 e Regência – Rodrigo Bartsch
Teclado 2 e sub de Regência – Renan Achar
Bateria e percussão – Kiko Andrioli
Trombone, Trompete, Flugel – Renato Farias
Baixo Elétrico, acústico e violão – Eduardo Brasil
Reed (Sax Tenor, Clarinete, Clarone, Flauta) – Tico Marcio
Serviço
NEY MATOGROSSO – HOMEM COM H
Temporada: 19 de setembro a 7 de dezembro de 2025
Pré-estreia para convidados no dia 18 de setembro, às 20h.
Sessões: Sextas e sábados às 20h e domingos às 17h.
Duração do espetáculo: 3h (com 15 minutos de intervalo)
Ingressos
Plateia R$ 250,00
Balcão e frisa R$ 200,00
Preço Popular*: 50,00
*Obs. O ingresso PREÇO POPULAR é válido para todos os clientes e segue o plano de democratização da Lei Rouanet e está sujeito à cota estabelecida por Lei para este valor. O comprovante para compras ao valor de meia entrada é obrigatório e deverá ser apresentado na entrada do espetáculo.
TEATRO PORTO
Al. Barão de Piracicaba, 740 – Campos Elíseos – São Paulo.
Telefone: (11) 3366.8700
Capacidade: 508 lugares.
Acessibilidade: 10 lugares para cadeirantes e 5 cadeiras para obesos.
Estacionamento no local: Gratuito para clientes do Teatro Porto.
Musical que homenageia a trajetória de Ney Matogrosso reestreia em SP
Junte-se à nossa comunidade
Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais, eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.














