GAY BLOG BR by SCRUFF

A Cia. Mungunzá de Teatro apresenta a nova temporada do espetáculo “Luis Antonio – Gabriela”, que será apresentada gratuitamente entre 14 e 30 de março no Teatro de Contêiner, em São Paulo. A peça, que já percorreu diversas cidades do Brasil desde sua estreia em 2011, retorna ao palco trazendo a história da transformação de Luis Antonio em Gabriela, inspirada na trajetória real da irmã do diretor Nelson Baskerville.

Luis Antonio – Gabriela
Peça gratuita sobre a trajetória de uma mulher trans ganha nova temporada em SP (Foto: divulgação/Hugo Faz)

Com um enredo construído a partir de relatos, cartas, diários e entrevistas com familiares e amigos, a montagem aborda temas como identidade de gênero, opressão familiar e a busca por liberdade. A narrativa acompanha a vida de Luis Antonio desde sua infância, nos anos 1950, até sua transição para Gabriela e sua mudança para a Espanha, onde se tornou uma figura conhecida na noite europeia.

Leia a sinopse oficial:

Por meio de levantamentos biográficos compostos por fotografias, diários, cartas, entrevistas com familiares e amigos, a Cia. Mungunzá de Teatro apresenta ao público a transformação de Luis Antonio em Gabriela. Baseada na história real de Nelson Baskerville, diretor do espetáculo, a dramaturgia é construída a partir de diferentes pontos de vista, como do irmão caçula que foi abusado sexualmente; da irmã que sai pelo mundo em busca do corpo de Gabriela; da madrasta que o criou com mais 8 crianças; do pai que, em vida, não reconheceu a filha travesti e dos amigos e colegas de trabalho, que viam a figura da protagonista com uma mistura de admiração e estranhamento.

A peça teve grande reconhecimento ao longo dos anos, sendo premiada pelo Shell (Melhor Direção), APCA (Melhor Espetáculo), Cooperativa Paulista de Teatro (Melhor Direção e Projeto Visual) e APLGBT Cidadania em Respeito à Diversidade (Artes Cênicas). Além disso, foi eleita um dos melhores espetáculos do ano por veículos como Folha de S.Paulo, O Estado de S. Paulo e revista Veja.

O elenco conta com Fabia Mirassos, Lilian de Lima, Lucas Bêda, Luiza Brunah, Marcos Felipe, Pedro das Oliveiras, Sandra Modesto, Verônica Gentilin e Virginia Iglesias. A dramaturgia é assinada por Nelson Baskerville e Cia. Mungunzá de Teatro, com intervenção dramatúrgica de Verônica Gentilin.

Assista ao teaser da peça:

Registro musical comemora trajetória da Cia. Mungunzá

Além da temporada teatral, a Cia. Mungunzá lançou recentemente um projeto de registro musical que reúne 40 canções de seus espetáculos. As gravações abrangem trilhas sonoras de produções como “Porque a Criança Cozinha na Polenta” (2008), “Luis Antonio-Gabriela” (2011), “Era uma Era” (2015), “Poema Suspenso para uma Cidade em Queda (2015), “Epidemia Prata” (2018), “anonimATO” (2022) e “Cena Ouro” (2023).

O repertório musical conta com a produção de Gustavo Sarzi, que também assina as trilhas dos primeiros trabalhos do grupo. Em montagens mais recentes, músicos como Bruno Menegatti e Flávio Rubens contribuíram para ampliar a sonoridade da companhia, trazendo arranjos voltados exclusivamente para instrumentos de sopro e metais.

Luis Antonio – Gabriela
Peça gratuita sobre a trajetória de uma mulher trans ganha nova temporada em SP (Foto: divulgação/Léo Akia)

Ficha técnica

Luis Antonio – Gabriela
Argumento e direção: Nelson Baskerville
Texto: A partir dos relatos de Doracy, de Maria Cristina, de Nelson Baskerville, de Serginho, de Pascoal (carta) e de Gabriela (cartas)
Dramaturgia: Nelson Baskerville e Cia. Mungunzá de Teatro
Intervenção dramatúrgica: Verônica Gentilin
Elenco: Fabia Mirassos, Lilian de Lima, Lucas Bêda, Luiza Brunah, Marcos Felipe, Pedro das Oliveiras, Sandra Modesto, Verônica Gentilin, Virginia Iglesias
Técnico performer: Pedro das Oliveiras
Diretora assistente e preparação de atores: Ondina Clais
Assistente de direção: Camila Murano
Direção musical, composição, arranjo e músico em cena: Gustavo Sarzi
Preparador Vocal: Renato Spinosa
Trilha Sonora: Nelson Baskerville
Iluminação e cenário: Marcos Felipe e Nelson Baskerville
Figurinos: Camila Murano
Visagismo: Rapha Henry e Fabia Mirassos
Vídeos: Patrícia Alegre
Artista plástico (telas/pinturas): Thiago Hattnher
Designer e produção: Léo Akio
Produção Executiva: Cia. Mungunzá e Gustavo Sanna (Complementar Produções)
Produção Geral: Cia. Mungunzá de Teatro e Teatro de Contêiner

Serviço: Luis Antonio – Gabriela

Luis Antonio – Gabriela, da Cia Mungunzá
Temporada: 14 a 30 de março

Às sextas e aos sábados, às 20h, e aos domingos, às 18h*
*No dia 16/3 (domingo) a apresentação acontece às 11h e há uma apresentação extra no dia 27/3 (quinta), às 20h

Local: Teatro de Contêiner – Rua dos Gusmões, 43, Santa Ifigênia, São Paulo
Ingressos gratuitos
Bilheteria: Ingressos disponibilizados no Sympla e também distribuídos 1h antes de cada sessão
www.sympla.com.br/teatrodeconteiner
www.ciamungunza.com.br
Duração: 100 minutos
Classificação: 16 anos
Capacidade: 99 lugares
Acessibilidade: Acessível a cadeirantes

Ouça o repertório musical da Cia Mungunzá gratuitamente em https://www.ciamungunza.com.br/musicas




Junte-se à nossa comunidade

Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais, eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.

Comente