Justiça determina pagamento de pensão a gay de 21 anos expulso de casa

Pedido de pensão pode ser feito em qualquer idade, desde que a família tenha condições de pagá-la, diz o DR. LGBTQ

Um jovem gay paulista, de 21 anos, conseguiu na Justiça o direito de receber pensão dos pais após ser expulso de casa. Não existe limite de idade para ter acesso a esse direito, ao contrário do que muitos pensam.

O GAY BLOG BR consultou o advogado por trás do perfil no Instagram Dr. LGBTQ, cujo conteúdo é voltado a dúvidas jurídicas e esclarecimentos sobre direitos dessa comunidade. Por uma questão de sigilo profissional, ele prefere manter o anonimato.

O Código Civil diz que parentes podem pedir entre si alimentos [pensão] necessários à subsistência. É com base nesse artigo, o 1.694, que o ex-mulheres recebem pensão dos ex-maridos, por exemplo.

Se o juiz entender que o parente está pedindo a pensão porque realmente precisa, ele determina o pagamento, seja qual for a idade do requerente. O Código Civil não estipula idade.

O pedido de pensão pode ser feito em qualquer idade/Foto: Freepik

Não existe um tempo mínimo ou máximo de recebimento da pensão. Se a família não pedir o fim do pagamento, ele pode, em tese, continuar por toda a vida. Mas os juízes entendem que o requerente precisa encontrar um trabalho e manter-se por conta própria. Em geral, quem recebe precisa comprovar que está procurando emprego.

RENDA NÃO PODE SER BAIXA

Para determinar o pagamento da pensão, a Justiça leva em conta a renda da família, explica o “Dr. LGBTQ”. No caso do jovem paulista, a renda familiar era de R$ 15 mil por mês. Com base nisso, foi estipulada uma pensão de um salário mínimo.

Mas essa não é a realidade da maior parte dos brasileiros, que têm renda média de R$ 2.308 por pessoa, segundo o IBGE. No caso de renda insuficiente, a maioria dos juízes nega o pedido de auxílio.

COMO PEDIR PENSÃO

Quem não puder pagar um advogado, pode procurar a defensoria pública de cada estado. O atendimento é gratuito. Eles costumam marcam uma triagem, solicitar documentos e, se o caso for aceito, transformam o pedido em processo.




Junte-se à nossa comunidade

Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais, eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.

NO COMMENTS

ComenteCancel reply

Discover more from GAY BLOG BR @gayblogbr

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading

Exit mobile version