GAY BLOG BR by SCRUFF

O jogador espanhol Nacho Ruiz, de 28 anos, usou suas redes sociais para denunciar insultos homofóbicos e sexistas proferidos por torcedores durante uma partida de futebol ocorrida em Quintanar del Rey, na Espanha.

Ruiz, que atua como lateral-esquerdo pelo Unión Balompédica Conquense, equipe semiprofissional da província de Cuenca, também é modelo e já foi alvo de ataques em plataformas digitais.

Nacho Ruiz - Reprodução/Instagram
Nacho Ruiz – Reprodução/Instagram

Em relato publicado nos stories de sua conta no Instagram, o atleta relatou: “Gostaria de denunciar os insultos homofóbicos e sexistas que recebi na partida de hoje em Quintanar del Rey por grande parte da arquibancada.” Entre os xingamentos, ele citou termos como “viado, garotinha, coitada da mãe que tem uma menina e não um homem.”

Mesmo afirmando que os insultos não o afetam, Ruiz pontuou: Independentemente de esses insultos me afetarem ou não, o que não acontece, acho lamentável que, no século XXI, ainda exista esse tipo de ódio nos campos de futebol, seja ele homofobia, sexismo, racismo… não vamos normalizar isso.”

Nacho Ruiz - Reprodução/Instagram
Nacho Ruiz – Reprodução/Instagram

O caso motivou uma entrevista coletiva concedida pelo jogador no domingo, 18 de novembro, onde reiterou sua posição: “É a primeira vez que isso acontece comigo e espero que seja a última, não apenas por mim. No mundo do futebol, temos muito normalizado o fato de recebermos insultos.”

A motivação para tornar o caso público, segundo ele, foi também coletiva: “Trouxe isso para a plataforma do futebol para que nenhum outro jogador tenha que passar por algo semelhante.”

Em nota oficial, o Unión Balompédica Conquense expressou indignação com o episódio e prestou apoio ao atleta: “O futebol deve ser um espaço de respeito e diversão para todos os envolvidos, inclusive os torcedores, e situações como a de ontem em Quintanar jamais deveriam ocorrer no século XXI. Estamos com você, Nacho.”

Nacho Ruiz - Reprodução/Instagram
Nacho Ruiz – Reprodução/Instagram

O futebol como espelho que evita o reflexo

A reação do jogador evidência um padrão recorrente no futebol: a reprodução sistemática de preconceitos enraizados no imaginário esportivo. Em junho de 2024, o repórter Danilo Lavieri, do UOL, já havia chamado atenção para o que considera uma barreira estrutural à diversidade no esporte mais popular do país.

“Já temos uma sociedade machista e preconceituosa. O futebol é um extremo disso. Desde o primeiro dia, você vive aquela questão de ser o ‘machão’. Expressões como ‘deixa de viadagem’ ainda são muito presentes. Isso acaba sendo um reflexo”, afirmou Lavieri em entrevista exclusiva ao GayBlogBR.

Nacho Ruiz - Reprodução/Instagram
Nacho Ruiz – Reprodução/Instagram

Em um contexto em que cerca de 12 mil atletas profissionais atuam no futebol masculino brasileiro e nenhum deles se declara gay ou bissexual, a fala do jornalista reforça o silenciamento que atravessa o setor. “Obviamente, é um ambiente absolutamente… eu não consigo imaginar como deve ser para uma pessoa que queira se declarar em um ambiente assim.”

O cenário descrito por Lavieri encontra eco em episódios como o de Ruiz, cuja denúncia, mesmo fora do Brasil, evidencia uma cultura de arquibancadas e bastidores que ainda se alimenta de violência simbólica contra qualquer comportamento que desafie os padrões da masculinidade dominante.

Lavieri também apontou que iniciativas como a Ligay (Liga Nacional de Futebol LGBTQIA+) são importantes, mas que o ideal seria a não necessidade de separação: “A união faz a força. O importante é que fique claro que, no futuro, não existam mais ligas distintas. No final, somos todos iguais.”

‘O futebol é uma extensão extrema de todos os preconceitos da sociedade brasileira’, avalia Danilo Lavieri




Junte-se à nossa comunidade

Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais, eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.

Comente