Publicação inédita de escritor argentino gay será lançada em Florianópolis

‘Os Sonhos Perturbados’ integra projeto literário coordenado por Marcio Markendorf; livro será distribuído gratuitamente nos dois dias de lançamento

O livro “Os Sonhos Perturbados”, do escritor argentino Juliano Adrían, está previsto para ser lançado em Florianópolis, Santa Catarina, em duas datas: 22 e 26 de setembro. Exemplares gratuitos do livro estarão disponíveis nos dias de lançamento, respectivamente, na Fundação Hassis, situada na Rua Luiz da Costa Freysleben, 87, bairro Itaguaçu, e no Centro Cultural Veras, localizado na Rua Vera Linhares de Andrade, 2064, bairro Córrego Grande.

Juliano Adrían, autor até então inédito no cenário literário brasileiro, faz parte da trágica narrativa de artistas que, como Van Gogh ou Sylvia Plath, encontraram sua tristeza final no ato do suicídio. Adrían, cuja redescoberta é atualmente conduzida pela crítica argentina, deixou uma herança literária intensa, centrada na representação de temas da comunidade LGBTQIA+ e na cena underground de Buenos Aires.

O escritor e pesquisador Marcio Markendorf, responsável pelo projeto. Foto: Raphael Dutra
O escritor e pesquisador Marcio Markendorf, responsável pelo projeto. Foto: Raphael Dutra

A coletânea de sonhos perturbados de Adrían, traduzida por Gabriel Contreras, tem como objetivo proporcionar aos leitores uma experiência provocativa de realidade por meio de recursos paratextuais. Estes incluem um prefácio de um psicanalista, notas do tradutor, um posfácio de crítica literária, fotografias, um perfil literário, além de detalhes históricos e culturais da Argentina contidos no livro, juntamente com um projeto gráfico cuidadosamente elaborado. A estratégia visa construir uma ilusão biográfica a partir da “materialidade” e da “verossimilhança” produzida por dispositivos narrativos.

Segundo o escritor e pesquisador responsável pelo projeto, Marcio Markendorf, a publicação é, na verdade, uma ficção que se apresenta como a biografia de um autor fictício. Marcio Markendorf, professor e pesquisador radicado em Florianópolis, é autor de outras ficções publicadas, incluindo a novela “Soy loca, Lorca, feito um chien no chão” (Urutau, 2020) e a coletânea de contos “A lua fantasma” (Hecatombe, 2023).

A editora Aboiz, o tradutor Gabriel Contreras, o detentor do espólio de Juliano Adrián, Sergio Córdoba Sosa e o próprio poeta são figuras meramente ficcionais, incluindo a fotografia do argentino, criada por meio de inteligência artificial. Reais mesmo e cúmplices desse jogo ficcional proposto por Markendorf estão o psicanalista Lucas de Oliveira Alves, que é prefaciador do livro, e a escritora e crítica literária Izabela Drozdowska-Broering, posfaciadora.

Markendorf destaca que, devido à natureza provocativa da obra, que se baseia em uma perspectiva poética pós-moderna, a publicação ficcional oferece uma experiência de leitura única aos leitores, especialmente em uma época em que a literatura frequentemente se entrelaça com a confissão dos artistas. A obra desafia os leitores a questionar a linha tênue entre a biografia trágica e a verdadeira autoria, demonstrando o poder da literatura em enganar seus leitores.

‘O Sonhos Perturbados’, de Juliano Adrián, foi contemplado no Edital de Apoio às Culturas 2021, lançado pela Prefeitura Municipal de Florianópolis por meio da Fundação Franklin Cascaes de Cultural e pela Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, com recursos oriundos do Fundo Municipal de Cultura. O lançamento também conta com o apoio da Fundação Hassis e do Centro Cultural Veras.

Serviço:

Lançamento do livro ‘Os Sonhos Perturbados’, de Juliano Adrían

  • Dia 22 de setembro de 2023, a partir das 19h: Fundação Hassis (Rua Luiz da Costa Freysleben, 87, Itaguaçu, Florianópolis/SC).
  • Dia 26 de setembro de 2,23, a partir das 17h: Centro Cultural Veras (Rua Vera Linhares de Andrade, 2064, Córrego Grande, Florianópolis/SC).

Entrada gratuita Classificação do livro: 16 anos

Durante os eventos, além da distribuição gratuita de exemplares, haverá leituras comentadas com a participação de Lucas de Oliveira Alves, Izabela Drozdowska-Broering e Marcio Markendorf.




Junte-se à nossa comunidade

Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais, eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.

NO COMMENTS

ComenteCancel reply

Discover more from GAY BLOG BR @gayblogbr

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading

Exit mobile version