Após show de Madonna no Rio de Janeiro, que aconteceu no dia 04 de maio, a 28ª Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo convocou a população a vestir verde e amarelo como forma de protesto e retomada do símbolo nacional. O evento, com o tema “Basta de Negligência e Retrocesso no Legislativo: vote consciente por direitos da população LGBT+“, ocorre no dia 2 de junho na Avenida Paulista.

Durante a “The Celebration Tour” na praia de Copacabana, Madonna convidou Pabllo Vittar para performar a canção “Music”, junto com ritmistas de escolas de samba do Rio de Janeiro. A apresentação, criticada por fundamentalistas religiosos e conservadores, usou as cores da bandeira brasileira, verde e amarelo, como símbolo de inclusão e diversidade, reapropriando-se do símbolo nacional antes associado ao reacionarismo dos apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro.
O evento deste ano, com concentração em frente ao MASP a partir das 10h da manhã, tem um significado especial em meio a tentativas de líderes extremistas de reverter avanços sociais da comunidade LGBT+.
A Parada SP, em suas redes sociais, destacou a importância de ressignificar a bandeira brasileira: “Madonna e Pabllo Vittar ressignificaram o uso da bandeira do Brasil no show histórico realizado no último fim de semana nas areias de Copacabana“. A organização termina o comunicado convidando todos a comparecerem na Avenida Paulista vestidos com verde e amarelo e empunhando bandeiras do Brasil e do arco-íris.
Programação
Na próxima quinta-feira (30), acontece a 23ª Feira Cultural da Diversidade LGBT+, das 10h às 21h, no Memorial da América Latina, em São Paulo. A entrada é gratuita mediante pré-cadastro online pelo link da Sympla. O evento é acessível por Metrô Barra Funda (Linha Vermelha), táxi, aplicativos de transporte, ônibus do Terminal Barra Funda ou carro, com estacionamento pago no local.
Entre 30 de maio e 1º de junho, o Circuito Parada SP sediará a 5ª edição do Encontro Brasileiro de Organizações de Paradas de 2024. Este evento anual, criado em 2019, reúne representantes de Paradas do Orgulho LGBT+ de todo o Brasil. O objetivo é estabelecer uma agenda comum para enfrentar desafios da comunidade LGBT+ e promover a troca de experiências em organização social e política, fortalecendo a celebração do orgulho LGBT+ em nível nacional.
No sábado (01), a Corrida do Orgulho LGBT+ será realizada no Parque Villa-Lobos, em São Paulo, e é organizada pela APOLGBT-SP e Fuse Eventos Esportivos. A arena abrirá às 6h30, com a concentração às 7h50 e largada a partir das 8h. A premiação ocorrerá às 9h30 para os cinco primeiros colocados nas categorias Masculino, Feminino e Não-binárie. Inscrições podem ser feitas no site.
Já no domingo (02), acontece a 28ª Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo, na Avenida Paulista. A programação inclui casamentos homoafetivos, rodas de conversa sobre racismos e empoderamento feminino, dois novos palcos, testagem de ISTs, além de um bloco voltado para pessoas com deficiência. Confira os destaques dos trios elétricos:
- Trio Amstel: Gloria Groove
- Trio Burger King: Banda UÓ
- Trio L’Oréal Brasil: Sandra de Sá e Ludmillah Anjos
- Trio Terra: Tiago Abravanel, Filipe Catto e Minhoqueens
- Trio Vivo: Pabllo Vittar
Serviço
28ª Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo
2 de junho de 204, domingo | A partir das 10h
Local: Avenida Paulista
Organização: Associação da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo (APOLGBT-SP)
Tema: “Basta de Negligência e Retrocesso no Legislativo – Vote consciente por direitos da população LGBT+”
23ª Feira Cultural da Diversidade LGBT+
Data: 30 de maio de 2024, quinta-feira, feriado de Corpus Christi, das 10h às 21h
Local: Memorial da América Latina – Av. Auro Soares de Moura Andrade, 660 – Barra Funda, São Paulo – SP
Entrada: Gratuita com pré-cadastro online no link da Sympla
Como chegar: Metrô Barra Funda (Linha Vermelha), táxi, aplicativo, ônibus Terminal Barra Funda ou carro (estacionamento pago no local)
5ª edição do Encontro Brasileiro de Organizações de Paradas de 2024
Organizado por: Circuito Parada SP
Corrida do Orgulho LGBT+
Realização: APOLGBT-SP
Organização: Fuse Eventos Esportivos
E-mail: fuse@fuse.com.br
Apresenta: L’Oréal Paris Solar Expertise e Powerade
Patrocínios: ADM, Dueros, Novo Nordisk.
Data: 01 de junho, sábado
Abertura oficial da arena: 6h30
Concentração para largada: 07h50
Largada em ondas a partir das 08h – É recomendada chegada com 30 minutos de antecedência da largada escolhida.
Premiação: 9h30
Encerramento: 10h30
Premiação: troféu do 1º ao 5º colocado nas categorias Masculino / Feminino / Não-binárie.
Local: Parque Villa-Lobos – Av. Prof. Fonseca Rodrigues, 2001 – Alto de Pinheiros
Link para as inscrições: www.corridaorgulho.com.br
Show de Pabllo Vittar é confirmado no trio da Vivo na Parada de SP
Junte-se à nossa comunidade
Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais, eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.














[…] da América Latina recebe a 23ª edição da Feira Cultural da Diversidade LGBT+, organizada pela Associação da Parada do Orgulho LGBT (APOLGBT) de São Paulo, com o apoio da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência e da Philip Morris […]
[…] (MASP) hasteará, pela primeira vez, a bandeira LGBT+ em sua fachada, no dia 2 de junho, durante a 28ª Parada do Orgulho LGBT+. A iniciativa faz parte da Arena do Orgulho LGBT+, promovida pelo Castro Festival e em parceria com […]
[…] gratuita visitantes no próximo sábado, dia 1º de junho. No dia anterior à realização da Parada LGBT+, o público poderá visitar todas as exposições em cartaz e que, neste ano, são dedicadas às […]