GAY BLOG BR by SCRUFF

Em celebração ao Mês do Orgulho LGBTQIA+, a Strides Tech Community, em parceria com a consultoria ImpulsoBeta, está oferecendo 1000 bolsas de estudo para capacitar lideranças tech diversas, sendo 500 delas para lideranças LGBTQIA+. A iniciativa visa aumentar a representatividade de grupos sub-representados em cargos de gestão no setor de tecnologia.

As inscrições para as bolsas podem ser realizadas através do site da Strides na opção “candidate-se“. Das 1000 bolsas, 500 são reservadas exclusivamente para lideranças LGBTQIA+, enquanto as outras 500 serão destinadas a outros grupos sub-representados, incluindo mulheres, pessoas negras e indivíduos acima de 50 anos.

A fundadora e CEO da ImpulsoBeta, Renata Moraes, destacou a importância da parceria. “A parceria com a Strides é fundamental para ampliarmos o acesso e a inclusão de pessoas diversas a cargos de liderança no setor tech. É uma ação que fomenta a troca de experiências entre líderes e aumenta a representatividade, mas também transforma a cultura das empresas“, afirmou.

Strides Tech Community
Strides Tech Community (Foto: divulgação)

Baixa representatividade

Segundo dados da startup, atualmente, apenas 5% das lideranças tech da Strides se identificam como LGBTQIA+. Além disso, de acordo com a pesquisa “Panorama da Liderança Tech no Brasil 2023/2024“, divulgada recentemente pela Strides, apesar de 66,94% das lideranças considerarem suas empresas diversas, a presença de líderes LGBTQIA+ e transgêneros é quase nula.

A ação conjunta entre a Strides e a ImpulsoBeta visa não apenas aumentar a diversidade na base da pirâmide, mas também no topo, onde a representatividade é ainda menor. A capacitação contínua, através de programas executivos e mentorias, busca preparar mais pessoas diversas para ocuparem altos cargos de liderança em empresas de tecnologia.

Um dos fundadores da Strides, Cláudio Azevêdo, destacou que o setor de tecnologia é predominantemente masculino e heterossexual, especialmente em posições de liderança. Com a aproximação do mês do orgulho, ele observou que o número de líderes tech LGBTQIA+ ainda é muito baixo, e que quando se trata de pessoas trans, o número é quase nulo. “Sabemos que sem lideranças diversas nos altos cargos de gestão o cenário fica mais difícil de mudar. Por isso, estamos agindo para garantir que mais lideranças diversas tenham a capacitação necessária para que possam prosperar na carreira e chegar ao topo das empresas, que é onde as decisões estruturantes são tomadas”, contou.

Azevêdo explicou que, para alcançar esse objetivo, a Strides irá conectar as lideranças que receberem bolsas de estudo a executivos experientes e de sucesso. Estes compartilharão seu conhecimento sobre como alcançar a alta liderança de forma estruturada e contínua, por meio de mentorias e imersões.

A Strides Tech Community, uma edtech focada na capacitação de lideranças tecnológicas, utiliza uma metodologia baseada em aprendizado contínuo em comunidades. A startup promove a troca de experiências entre os alunos e altos executivos de grandes empresas, fortalecendo as soft skills e preparando os profissionais para a liderança.

Conferência reúne líderes LGBT+ do setor tecnológico em São Paulo




Junte-se à nossa comunidade

Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais, eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.

Comente