GAY BLOG BR by SCRUFF

A atuação de acompanhantes sexuais no combate às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) tem se mostrado relevante, principalmente em meio a um cenário de aumento de casos no Brasil. Dados do Ministério da Saúde revelam que em 2022 o país registrou mais de 213 mil casos de sífilis, além de milhares de ocorrências entre gestantes e casos de sífilis congênita.

Apesar de enfrentarem estigmas, acompanhantes sexuais têm têm adotado práticas rigorosas de prevenção e contribuído para a educação sexual. De acordo com a diretora de comunicação da plataforma de anúncios Fatal Model, Nina Sag, a categoria tem reforçado o uso de preservativos e incentivado a realização de exames periódicos. “Estamos sempre criando e divulgando campanhas de conscientização e educação sexual na plataforma, reforçando a importância do uso de preservativo e de exames regulares”, afirma Nina.

Acompanhantes sexuais têm papel essencial na prevenção de ISTs
Acompanhantes sexuais têm papel essencial na prevenção de ISTs (Imagem: GAY BLOG BR)

Medidas preventivas adotas pelos acompanhantes

Entre as medidas preventivas destacadas, o uso de preservativos é apontado como essencial para impedir a transmissão de ISTs. Segundo informações da assessoria, muitos acompanhantes sexuais seguem o protocolo de uso consistente e adequado de preservativos em todas as relações, buscando segurança tanto pessoal quanto dos clientes.

Os exames regulares são essenciais para a detecção precoce de infecções, permitindo tratamento imediato e reduzindo o risco de complicações graves, como infertilidade e transmissão a parceiros. A regularidade dos exames também ajuda a monitorar a saúde sexual, evitando a disseminação de infecções na população.

Outro ponto defendido é a educação sexual, com profissionais compartilhando informações sobre práticas seguras com seus clientes, como o uso correto de preservativos, e informando sobre os sintomas e riscos das infecções. Com mais conhecimento, as pessoas podem fazer escolhas mais seguras, como realizar exames regulares e buscar tratamento. Ela também combate mitos e incentiva o diálogo, ajudando a reduzir a transmissão de ISTs.

Além disso, o suporte à saúde mental e emocional é ressaltado, considerando que muitos acompanhantes sexuais criam um espaço acolhedor para que seus clientes possam abordar questões de sexualidade e se relacionarem de forma mais saudável. Uma boa saúde mental ajuda a estabelecer limites e a conversar sobre proteção nas relações, tornando o ambiente mais seguro para todos.

Os acompanhantes sexuais, por meio de sua experiência e abordagem proativa, podem servir como agentes de mudança, ajudando a desestigmatizar a conversa sobre saúde sexual e a promover uma sociedade mais saudável”, finaliza Nina.

Dr. Dyemison Pinheiro destaca prevenção combinada no combate ao HIV e ISTs no Brasil




Junte-se à nossa comunidade

Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais, eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.

Comente