O SCRUFF, aplicativo mais seguro e melhor classificado para gays, bissexuais, trans e queer se conectarem e o único fundado e gerido por pessoas LGBTQ+, tem em sua cultura apoiar eventos ligados à comunidade, especialmente os relacionados à saúde. Neste 1º de dezembro, Dia Internacional da Luta Contra a AIDS, o app se une à Casa da Pesquisa e ao projeto Posithividades para reverberar suas ações.

O dia 1º de dezembro tem a importância de dar visibilidade ao HIV, abordando o assunto para conscientizar e promover a prevenção e quebra de estigmas envolvendo pessoas que vivem com HIV. Desde 2017, o Posithividades é um mundo para quem vive com HIV ou quem convive com alguém com o vírus. O projeto traz produtos que facilitam a vida de quem vive com HIV e pessoas que tomam algum tipo de medicação controlada.
No princípio uma rede social voltada para quem vive com o HIV, o Posithividadesque ficou seis meses no ar com mais de 10 mil usuários em 60 países, mas por falta de recursos saiu do ar, se voltou para as redes sociais para continuar fazendo o elo entre pessoas vivendo com HIV e a comunicação de HIV. Nestes últimos cinco anos, auxiliou mais de 50 mil pessoas na melhoria de sua adesão ao tratamento de HIV, através de grupos de acolhimentos e directs, via redes sociais, e em 2022 está lançando a Festa do Indetectável, primeira festa voltada para visibilidade, prevenção e informações sobre HIV do Brasil.
Já a Casa da Pesquisa é vinculada ao Centro de Referência e Treinamento do Estado de São Paulo, atuando com pesquisa clínica no Brasil há mais de 25 anos e referência entre os centros clínicos de pesquisas direcionadas a tratamento e prevenção de HIV/ISTs e vacinas no país. Atualmente trabalha em estudos clínicos que podem revolucionar o futuro da prevenção, como a vacina de prevenção ao HIV e novas tecnologias de PrEP injetável de ação prolongada, como Cabotegravir intramuscular a cada dois meses (HPTN 083) e, mais recentemente, o estudo PURPOSE 2, que tem como objetivo avaliar a eficácia e segurança do Lenacapavir subcutâneo com aplicação a cada seis meses.
“Costumo dizer que este é um dia em que todo mundo fala sobre o assunto, dando liberdade para quem vive com HIV também falar sem medo de ser julgado. É uma pena que as empresas, entidades e influenciadores só lembram da data neste dia, afinal o HIV infecta durante todos os dias do ano“, diz Lucian Ambros, o criador do Posithividades, sobre o 1º de dezembro.
Junte-se à nossa comunidade
Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais, eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.














