Este artigo também está disponível em:
Español
Nesta segunda-feira (27), o Governo Lula, através do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), realizará uma cerimônia em alusão ao Dia Nacional da Visibilidade Trans. O evento, que acontecerá a partir das 17h no auditório do MDHC, em Brasília (DF), marcará a apresentação de ações governamentais voltadas à promoção de direitos e cidadania para pessoas trans e travestis.
O evento acontece dois dias antes do Dia Nacional da Visibilidade Trans, celebrado em 29 de janeiro. Ele foi instituído em 2004 e representa uma data histórica para o movimento transgênero no Brasil. A data rememora a mobilização de travestis e transexuais no Congresso Nacional em defesa de seus direitos.
A ministra Macaé Evaristo, dos Direitos Humanos e da Cidadania, e Symmy Larrat, secretária Nacional de Defesa das Pessoas LGBTQIA+, participarão da solenidade. Ademais, a ação surge em um momento de instabilidade nos Estados Unidos que, após a posse de Donald Trump, vêm adotando medidas rígidas contra a população trans no país.

Lançamentos no evento
Entre os destaques da programação, está o lançamento da Agenda de Enfrentamento à Violência contra as Pessoas LGBTQIA+, desenvolvida pela Secretaria Nacional de Defesa das Pessoas LGBTQIA+. A iniciativa prevê medidas que abrangem áreas como educação, segurança pública e saúde, com o objetivo de combater a violência e promover a inclusão.
A cerimônia também contará com a divulgação do “Dossiê: assassinatos e violências contra pessoas trans”, elaborado pela Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra). Esse levantamento anual é um importante instrumento para dar visibilidade à violência enfrentada pela população trans no Brasil.
Além disso, o Ministério da Saúde lançará o Programa Nacional de Apoio à Permanência, Diversidade e Visibilidade para Discentes na Área da Saúde (AfirmaSUS), que oferecerá bolsas de estudos a estudantes trans. Também será apresentado um guia de prevenção combinada ao HIV, com foco no uso de PrEP e PEP, voltado a pessoas trans, travestis e não binárias.
Serviço
Cerimônia em alusão ao Dia Nacional da Visibilidade Trans
Data: 27 de janeiro de 2025.
Horário: 17h
Local: Auditório do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (subsolo) – Esplanada dos Ministérios, Bloco A – Brasília (DF)
Junte-se à nossa comunidade
Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais, eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.













