Este mês, o Cine Queerioca, cineclube do Rio de Janeiro com foco na exibição de filmes com temática LGBTQIA+, celebra seis meses de atividade. Para comemorar, o espaço preparou uma programação especial, que inclui uma sessão em homenagem ao prêmio Félix do Festival do Rio e uma seleção de filmes de terror LGBTQIA+ para celebrar o Halloween.

Parceria com Festival do Rio
Inaugurado em maio deste ano, o Cine Queerioca celebra seis meses de funcionamento com uma parceria com o Festival do Rio. A programação inclui uma sessão dedicada ao prêmio Félix, que homenageia as melhores produções LGBTQIA+, destacando a exibição do filme premiado “As Boas Maneiras“. Após a sessão, haverá uma festa temática com a DJ Marta Supernova como atração musical.
Além de exibir filmes, o Cine Queerioca também organizou rodas de conversa e debates após as sessões, promovendo diálogos entre o público e os criadores. Os fundadores do Cine Queerioca, as ativistas e atrizes Laura Castro e Cristina Flores, juntamente com os cineastas Gabriel Bortolini e Breno Lira Gomes, buscaram criar um espaço que fosse ao mesmo tempo um refúgio e um ponto de encontro para discussões enriquecedoras.
Bortolini, responsável pela curadoria, enfatiza a importância de um espaço como esse na formação cultural e pessoal de jovens LGBTQIA+. “Fiquei muito feliz com o convite para fazer a curadoria do CINE QUEERIOCA, queria ter tido acesso a um espaço assim na minha formação. Incentivamos a exibição de todos os filmes, sejam os enviados nas nossas redes, pedidos do público, clássicos, inéditos, um espaço aberto para a diversidade na tela, mas que também exige uma diversidade de olhares para pensar essa curadoria. Para mim o mais importante é a criação de um reduto, um espaço nosso e aberto a todes, mas que celebra nosso orgulho queer”, comemorou.
Outubro Macabro
Ademais, haverá a exibição de filmes de terror LGBTQIA+, em um programação denominada “Outubro Macabro“, que inclui clássicos e novas produções cinematográficas. Dentre as obras apresentadas, estarão “A Hora do Pesadelo 2“, “O Filho de Chucky“, “L.A. Zombie“, e o filme independente brasileiro “Verão Fantasma“, dirigido por Matheus Marchetti, que foi exibido no último dia 03.
Breno Lira Gomes explica que o Cine Queerioca se dedica exclusivamente a filmes produzidos por ou que abordem a temática LGBTQIA+. “O objetivo é justamente difundir essas produções e fomentar o debate público. A curadoria busca reunir filmes atuais e clássicos, produções autorais, premiadas e curtas-metragens. Trabalhamos uma temática central a cada mês, de forma que os filmes possam dialogar entre si. Teremos agora, por exemplo, o Outubro Macabro, que irá exibir filmes de terror protagonizados por pessoas LGBTs“, explica.
Como mencionado por Gomes, o espaço se dedica a uma temática diferente a cada mês. Em julho, por exemplo, o cineclube expandiu suas atividades ao formar parceria com o Festival Rio LGBTQIA+, realizando exibições que foram parte da programação oficial do festival. Agosto viu a mostra Cine Diversidade tomar espaço no cineclube, realizada pela ColetivA DELAS.

Confira a programação completa abaixo:
- 10/10
Festival do Rio – As Boas Maneiras
Direção: Juliana Rojas e Marco Dutra
Sessão: Paga - 17/10
Festival do Rio – L.A. Zombie
Direção: Bruce LaBruce
Sessão: Paga - 24/10
A Hora do Pesadelo 2
Direção: Jack Sholder
Sessão: Paga - 31/10
O Filho de Chucky
Direção: Don Mancini
Sessão: Paga
Ficha técnica – Cine Queerioca
Uma realização REPRODUTORA em parceria com BLG Entretenimento
Curadoria: Gabriel Bortolini e Breno Lira Gomes
Assistente de curadoria: Gabriel Lopes
Conteúdo Redes Sociais: Nina Neder
Administração: Luiz Schiavinato Valente
Assistente de produção: Darcy Tenorio
Serviço
Quintas-feiras, às 19h
Meia entrada: R$ 10,00
Inteira: R$ 20,00
Espaço
QueeRIOca: Travessa do Comércio, n.16 (Arco do Teles), Centro, Rio de Janeiro
Capacidade: 200 lugares
Horário de funcionamento:
Terça a quinta: das 16h à meia-noite
Sexta-feira: das 16h às 2h
Sábado: das 11h às 2h
E-mail para contato: queerioca@queerioca.com
Instagram: @queerioca
Site: www.queerioca.com
Filme “As Boas Maneiras”, com Marjorie Estiano, será exibido na programação LGBT+ do Canal Brasil
Junte-se à nossa comunidade
Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais, eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.














