No dia 11 de julho, estreia nos cinemas de todo o Brasil o filme “Caminhos Cruzados”, “Crossing” no idioma original, um drama com temática LGBT+ escrito e dirigido pelo sueco Levan Akin, de “E Então Nós Dançamos“ (2019). Ambientado na Turquia e na Geórgia, o longa, estrelado por Mzia Arabuli, Lucas Kankava e Deniz Dumanlı, foi considerado pela crítica como “um retrato penetrante do perdão entre gerações” e “uma visão eloquente de aceitação”.

Produzido pela MUBI em parceria com a O2 Play, o filme narra a trajetória de Lia (Mzia Arabuli), uma professora aposentada que mora na Geórgia e que busca realizar o último pedido de sua falecida irmã: encontrar Tekla, sua filha trans há muito tempo desaparecida.
Para ajudá-la nesta jornada, Lia contará com o apoio do jovem Achi (Lucas Kankava), ex-vizinho e amigo de Tekla, que acredita que a jovem esteja morando na Turquia, último lugar de onde teve notícias suas. Juntos eles partem para Istambul, mas percebem que encontrar alguém que não deseja ser achado não é nada fácil.
Confira o trailer abaixo:
Baseado em uma história verídica que Levan Akin encontrou durante suas pesquisas para “E Então Dançamos”, “Caminhos Cruzados” discute a capacidade de gerações distintas construírem laços e se auxiliarem na compreensão sobre as mudanças da sociedade, sobretudo nas questões de gênero e sexualidade. Além disso, mostra os desafios vividos pela comunidade LGBTQIA+ em países em que os próprios governantes marginalizam estas pessoas.
“Espero que (o filme) toque as pessoas e que ajude na aceitação intergeracional LGTBQI+ na região (Turquia e Geórgia) e em todo o mundo. Mas também espero que as pessoas se sintam felizes e esperançosas quando virem isso. Que encontrem um espaço de solidariedade, que considero muito necessário nestes tempos”, destacou Levan Akin.

Além de sua estreia mundial na 74ª edição do Festival Internacional de Cinema de Berlim (Berlinale 2024), onde foi premiado com o Teddy Award, dedicado a filmes com temática LGBTQIA+, “Caminhos Cruzados” foi exibido em março durante o BFI Flare Film Festival 2024, no Reino Unido. Após sua estreia nos cinemas brasileiros em 11 de julho, o filme também estará disponível no streaming da MUBI a partir do dia 30 de agosto.
Quem é Levan Akin

É um cineasta sueco de ascendência georgiana conhecido por trabalhos que exploram questões de classe, gênero e sexualidade. Sua filmografia inclui o aclamado filme “E Então Nós Dançamos”, primeira produção sueca a estar entre os filmes selecionados para o Oscar de Melhor Longa-Metragem Internacional. Também atuou como produtor executivo e diretor da adaptação seriada do livro “Entrevista com o Vampiro” (2022).
Serviço
“Caminhos Cruzados”
Estreia: 11 de julho
Disponível na MUBI em 30 de agosto
Junte-se à nossa comunidade
Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais, eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.














