GAY BLOG BR by SCRUFF

No dia 11 de julho, estreia nos cinemas de todo o Brasil o filme “Caminhos Cruzados”, “Crossing” no idioma original, um drama com temática LGBT+ escrito e dirigido pelo sueco Levan Akin, de E Então Nós Dançamos (2019). Ambientado na Turquia e na Geórgia, o longa, estrelado por Mzia Arabuli, Lucas Kankava e Deniz Dumanlı, foi considerado pela crítica como “um retrato penetrante do perdão entre gerações” e “uma visão eloquente de aceitação”.

“Caminhos Cruzados” (Foto: Divulgação)

Produzido pela MUBI em parceria com a O2 Play, o filme narra a trajetória de Lia (Mzia Arabuli), uma professora aposentada que mora na Geórgia e que busca realizar o último pedido de sua falecida irmã: encontrar Tekla, sua filha trans há muito tempo desaparecida.

Para ajudá-la nesta jornada, Lia contará com o apoio do jovem Achi (Lucas Kankava), ex-vizinho e amigo de Tekla, que acredita que a jovem esteja morando na Turquia, último lugar de onde teve notícias suas. Juntos eles partem para Istambul, mas percebem que encontrar alguém que não deseja ser achado não é nada fácil.

Confira o trailer abaixo:

- BKDR -
GAY BLOG by SCRUFF

Baseado em uma história verídica que Levan Akin encontrou durante suas pesquisas para “E Então Dançamos”, “Caminhos Cruzados” discute a capacidade de gerações distintas construírem laços e se auxiliarem na compreensão sobre as mudanças da sociedade, sobretudo nas questões de gênero e sexualidade. Além disso, mostra os desafios vividos pela comunidade LGBTQIA+ em países em que os próprios governantes marginalizam estas pessoas.

“Espero que (o filme) toque as pessoas e que ajude na aceitação intergeracional LGTBQI+ na região (Turquia e Geórgia) e em todo o mundo. Mas também espero que as pessoas se sintam felizes e esperançosas quando virem isso. Que encontrem um espaço de solidariedade, que considero muito necessário nestes tempos”, destacou Levan Akin.

‘Caminhos Cruzados’ (Foto: divulgação)

Além de sua estreia mundial na 74ª edição do Festival Internacional de Cinema de Berlim (Berlinale 2024), onde foi premiado com o Teddy Award, dedicado a filmes com temática LGBTQIA+, “Caminhos Cruzados” foi exibido em março durante o BFI Flare Film Festival 2024, no Reino Unido. Após sua estreia nos cinemas brasileiros em 11 de julho, o filme também estará disponível no streaming da MUBI a partir do dia 30 de agosto.

Quem é Levan Akin

Levan Akin (Foto: Divulgação)

É um cineasta sueco de ascendência georgiana conhecido por trabalhos que exploram questões de classe, gênero e sexualidade. Sua filmografia inclui o aclamado filme “E Então Nós Dançamos”, primeira produção sueca a estar entre os filmes selecionados para o Oscar de Melhor Longa-Metragem Internacional. Também atuou como produtor executivo e diretor da adaptação seriada do livro “Entrevista com o Vampiro” (2022).

Serviço

“Caminhos Cruzados”
Estreia: 11 de julho
Disponível na MUBI em 30 de agosto




GAY BLOG by SCRUFF

Junte-se à nossa comunidade

Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais, eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.

Comente